Notícias
Dia Mundial da Psoríase busca conscientização para cuidados e tratamentos da doença
A psoríase é uma doença genética, associada à autoimunidade e não contagiosa. No dia 29 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Psoríase que afeta cerca de cinco milhões de brasileiros com idades entre 30 e 60 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC/UFCG-Ebserh) tem ambulatório especifico para tratar da doença
A médica dermatologista do HUAC, Aurenita Melo, destaca que em casos mais graves, a doença pode ser disseminada, ou o paciente pode apresentar piora intensa do eritema e da descamação, com acometimento difuso, febre e piora clínica, caracterizando um quadro de eritrodermia esfoliativa.
“É importante que as pessoas tenham a ciência de que não se trata de doença contagiosa, e que é possível controlar o quadro com diversas opções terapêuticas, tópicas ou sistêmicas, indicadas de acordo com cada caso”, disse.
A doença também traz importante impacto psicológico, especialmente nos casos com lesões disseminadas, artrite e comprometimento de várias unhas, afetando muitas vezes o convívio social e a qualidade de vida
Sabe-se, ainda, que a psoríase envolve um maior risco de comorbidades cardiovasculares. “Isso significa que a doença pode estar associada ao diabetes, à hipertensão arterial, obesidade e síndrome metabólica. Por isso, é fundamental um acompanhamento clínico, com controle de dieta, realização de atividades físicas e hábitos de vida saudáveis”, disse DRa Aurenita Melo.