Notícias
SAÚDE E TECNOLOGIA
Huab-UFRN promove III Jornada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Saúde Digital com foco em Inteligência Artificial
Santa Cruz (RN) – Com o objetivo de fomentar o diálogo entre ensino, pesquisa, inovação e cuidado, o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN/Ebserh) realizou, nos dias 25 e 27 de novembro, a III Jornada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Saúde Digital (III JEPES). Organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), o evento colocou em pauta a Inteligência Artificial e a Transformação Digital como ferramentas essenciais para o avanço da saúde pública.
De acordo com a gerente de Ensino e Pesquisa do Huab, Simone Pedrosa Lima, a jornada serve como um importante espaço de integração. “É uma oportunidade de reafirmarmos o nosso papel perante a sociedade com a formação cidadã, ou seja, uma formação de indivíduos críticos e comprometidos com a sociedade e o SUS”, destacou.
A programação foi aberta no dia 25, no Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), com a conferência magna “Ensino, Saúde e Futuro”. O evento reuniu colaboradores do hospital, profissionais da Rede de Atenção à Saúde (RAS), residentes, docentes, discentes, pesquisadores e gestores.
Ao longo dos três dias, os participantes debateram temas como Pesquisa Clínica, Questões Éticas e Saúde Baseada em Evidências. No dia 26, as discussões se concentraram nas oportunidades e impactos da Inteligência Artificial, incluindo seu papel nas residências em saúde e no ensino superior. Uma mostra de extensão também foi realizada nesta data.
O encerramento, no dia 27, consolidou a ideia de que a Transformação Digital em Saúde já é uma realidade. As discussões buscaram mostrar que essa transformação impacta diretamente o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência, assumindo relevância estratégica para a qualidade do cuidado prestado à população.
Para o chefe do Setor de Ensino, Pedro Farias, o tema transversal da Inteligência Artificial agregou muito conhecimento aos participantes, contribuindo com a formação ampliada em saúde dos Discentes e Residentes. “A terceira edição da jornada foi uma experiência que certifica o Huab como uma unidade formadora pautada no tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão, pilares fundamentais da UFRN”, afirmou.
O chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Erivaldo Santos, enfatizou que o evento cumpriu seu propósito. “Trouxemos elementos e abordagens contemporâneas, inspirando novas formas de pesquisar, ensinar e cuidar para transformar o futuro da saúde pública brasileira”, reforçou.
Sobre a Ebserh
O Huab-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social / Ebserh