Notícias
COMEMORAÇÃO
HUAB-UFRN celebra 74 anos de história, ensino e assistência
Santa Cruz (RN) - O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrou, na última quarta-feira (04), 74 anos de uma história dedicada à saúde, ao ensino e à comunidade. A cerimônia, realizada no refeitório da unidade, reuniu colaboradores, terceirizados, acadêmicos e autoridades em um momento de confraternização.
A solenidade foi aberta com a declamação de dois poemas escritos pelo Assistente Administrativo da Unidade, Jose Fernandes De Macedo, intitulados, “Onde o saber cuida da vida” e “Entre o Saber e o Acolher”, seguido por um momento de oração. Um dos pontos altos do evento foi a homenagem a Ana Bezerra Brasileira, a primeira pessoa a nascer no Huab, que compareceu acompanhada de filhos, netos e bisnetos, que também nasceram na unidade.
Em seu discurso, a superintendente do hospital, Claudia Rubim, reforçou a missão e o legado do hospital. "Ana Bezerra nasceu há 74 anos para dar o primeiro passo da história do Huab. Um hospital que cuida de mulheres, que cuida de crianças e que está evoluindo também para o cuidado do homem", afirmou.
Reconhecimento nacional
Ainda durante o evento, o hospital recebeu a grata surpresa da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que na oportunidade celebrou o reconhecimento nacional recebido pelo Huab. "Fiquei muito feliz quando vi que o Huab estava entre os 100 melhores hospitais públicos do país. Este é um momento para agradecer a todos que cuidam desse hospital pelo que ele significa para Santa Cruz, para o Trairi, para o Potengi e para todo o RN", disse.
A passagem da governadora pelo hospital se deu pelo lançamento em Santa Cruz da Unidade Móvel de Oftalmologia do programa federal Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à ampliação do acesso a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A carreta foi instalada no Centro Administrativo José Josias Bezerra e atenderá a população por um período de 45 dias.
A comitiva que visitou o hospital contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o superintendente do Ministério da Saúde, Jalmir Simões; o secretário estadual de saúde, Alexandre Mota; o secretário da fazenda do RN, Cadu Xavier; o diretor do programa “Agora tem especialistas”, Rodrigo Oliveira; o vice-diretor da FACISA, Klayton Galant; a prefeita de Santa Cruz, Ana Fabricia de Araújo Silva Rodrigues de Souza; a secretária de saúde de Santa Cruz, Dailva Bezerra; o secretário municipal de Obras, Lucas Diego; e o vereador de Santa Cruz, Élcio Pontes.
História
A história do Huab começou em 1952, com a inauguração do hospital. Em 1966 ele foi incorporado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a implementação do Centro Rural de Treinamento e Ações Comunitárias (CRUTAC), que tinha como objetivo a extensão da universidade às cidades interioranas, sendo instalado na região do Trairi, em Santa Cruz (RN). Em 2013, passou a ser administrado pela Ebserh, que faz a gestão de 45 hospitais universitários federais no Brasil.
O Huab é referência em média complexidade obstétrica, cirurgias ginecológicas, pediatria, cuidado intensivo e semi-intensivo neonatal para a 5ª região de saúde e municípios da 1ª, 3ª e 4ª região de saúde, integrando a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre a Ebserh
O Huab-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh