Notícias
IMUNIZAÇÃO
Hospital Universitário Ana Bezerra é incorporado à Rede de Imunobiológicos Especiais
Santa Cruz (RN) - O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), agora integra a Rede de Imunobiológicos Especiais do Rio Grande do Norte. A pactuação foi formalizada em reunião no dia 29 de janeiro, com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP/RN), da V Unidade Regional de Saúde Pública (V URSAP), da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz e de setores internos do Huab.
Com o acordo, o hospital foi credenciado como Centro Intermediário de Imunobiológico Especial (CIIE) e se torna referência para as 4ª e 5ª Regiões de Saúde do estado na disponibilização do Nirsevimabe, um anticorpo monoclonal utilizado para prevenir infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Esse vírus é a principal causa de bronquiolite em crianças menores de dois anos.
O imunobiológico, incorporado ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, será aplicado no Huab mediante prescrição médica e de acordo com os critérios nacionais. A aplicação é destinada a crianças prematuras (idade gestacional inferior a 37 semanas) e crianças de até dois anos com comorbidades específicas, como cardiopatias, broncodisplasia, fibrose cística, Síndrome de Down, dentre outras.
Para a enfermeira Andréa Bárbara Araújo Gomes, responsável pelo Setor de Imunização do Huab, a inclusão do hospital representa um importante avanço na organização da rede de atenção à saúde materno-infantil no território. “Isso vai ampliar o acesso à profilaxia contra o VSR e reforçar a proteção de crianças pertencentes a grupos de maior risco para bronquiolite e pneumonia causadas pelo vírus”, enfatiza.
Sobre a Ebserh
O Huab-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh