Notícias
Confiança
Enfermeira relata experiência de parto no HUAB-UFRN
Santa Cruz (RN) – Em 25 de janeiro, às 9h34, nasceu João Davi, primeiro filho da enfermeira obstetra do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), Amanda Figueira, com o Estrategista de Marcas, Eduardo Henrique. Pesando 3,2 kg e medindo 50 cm, o bebê veio ao mundo por meio de parto normal, realizado no próprio local de trabalho da mãe, onde ela atua há quatro anos.
Natural de Fortaleza (CE) e residente em Santa Cruz, Amanda não teve dúvidas sobre onde gostaria de viver esse momento especial. Atuando diariamente com a saúde da mulher, assistência ao parto e preceptoria, a enfermeira destaca a confiança na equipe multiprofissional e na estrutura do HUAB.
“Como eu trabalho aqui na sala de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP) e conheço praticamente todos os colaboradores, entre obstetras, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, fico mais confortável. Além disso, no HUAB as futuras mães têm a oportunidade de conhecer a equipe de profissionais e a estrutura. Sem falar que somos um hospital referência em parto normal, método do qual sou defensora”, ressalta.
A profissional também enfatiza diferenciais do hospital que contribuem para uma experiência de parto mais humanizada. “Aqui contamos com fisioterapeutas pélvicos voltados à saúde da mulher, o que ajuda muito no trabalho de parto. Destaco ainda as terapias que auxiliam nesse processo, como a banheira, a aromaterapia, a musicoterapia, entre outros métodos que melhoram a experiência do parto”, pontua.
Outro momento simbólico e marcante para Amanda foi a participação de uma enfermeira residente, da qual ela é preceptora, durante o parto. “Foi um momento emblemático e, ao mesmo tempo, inesquecível, porque pude ver e sentir na prática a excelência do ensino e dos serviços promovidos pelo hospital”, destaca.
Para o pai, Eduardo Henrique, a chegada do filho foi marcada por uma verdadeira maratona de emoções. “Desde o início das contrações da Amanda, na madrugada do dia 25, até o momento do parto pela manhã, a ansiedade foi grande. Mas sabíamos que tudo correria bem, principalmente pela estrutura e pelos profissionais que iriam nos receber. Foi um momento inexplicável, que vou levar para o resto da vida”, afirma.
Atualmente, o HUAB-UFRN dispõe de 62 leitos, incluindo duas Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal, cinco leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, além de outras especialidades assistenciais.
Sobre a Ebserh
O HUAB-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais em todo o país, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados às universidades federais, essas unidades atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, simultaneamente, apoiam a formação de profissionais de saúde, além do desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Deivson Mendes da Silva
Jornalista da Unidade de Comunicação Regional 6
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh