Notícias
DEZEMBRO VERMELHO
Hospital Universitário de Aracaju alcança a marca de 138 testados para ISTs em um dia
Aracaju (SE) - O primeiro dia de dezembro no Hospital Universitário de Aracaju começou com um marco inédito: 138 pacientes testados em apenas um dia de ações voltadas à prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No mês marcado pelo uso do laço vermelho como símbolo de conscientização e combate ao estigma, a mobilização se espalhou por três pontos de testagem, no prédio principal, anexo II e ambulatório, garantindo maior acesso ao exame e ampliando a circulação de informação sobre HIV e outras ISTs.
A iniciativa reuniu profissionais da Universidade Federal, da Secretaria Municipal de Saúde, equipes de enfermagem, residentes e estagiários. De acordo com a farmacêutica Michelle Menezes, “esta é uma das campanhas mais importantes da nossa unidade. Viemos todos de vermelho para lembrar que o laço simboliza acolhimento, fraternidade e a quebra de estigmas. Muitas pessoas vivem com HIV e não sabem, e a nossa ação hoje é justamente testar, acolher e ampliar o número de diagnósticos precoces no estado”, conclui.
Para o gestor do setor de Farmácia Hospitalar, Fábio Ramalho, o resultado alcançado foi possibilitado pela mobilização dos profissionais e estudantes nessa força-tarefa em favor da prevenção “Essa adesão de todos que cuidam da saúde das pessoas nas testagens é muito importante para o combate ao HIV e as demais infecções sexualmente transmissíveis no nosso país” afirmou.
Fábio reforçou ainda os agradecimentos às instituições parceiras, como a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Universidade Federal de Sergipe, professores, alunos, estagiários, voluntários e toda a equipe da farmácia ambulatorial. Segundo ele, o trabalho conjunto é fundamental para fortalecer as ações de prevenção e cuidado.
Próximas ações do Dezembro Vermelho no HU-UFS
A realização de exames para detectar ISTs continua nessa próxima sexta, 05, com a presença do Caminhão da Prevenção, um centro itinerante que percorre Sergipe realizado exames de forma gratuita, com ações de prevenção, entrega de panfletos informativos e distribuição de preservativos. O próximo ponto de encontro será nas mangueiras (área externa ao ambulatório), além da testagem, haverá palestras temáticas e a presença do Professor Adriano Couto, com sua aula de alongamento/ritmos.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Diego Martin, com revisão de Williany Bezerra
Unidade de Comunicação Regional 2 | CCS | Ebserh