Notícias
15 ANOS
Residência Multiprofissional do HU-UFS comemora 15 anos de formação em saúde
Aracaju (SE) - A Residência Multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), integrante da rede Ebserh de Hospitais Universitários, celebrou seus 15 anos de atuação, consolidando-se como um importante programa de formação em saúde da instituição. A programação comemorativa foi idealizada e realizada por residentes e reuniu gestores, docentes, preceptores, tutores e profissionais egressos que contribuíram para a construção da trajetória do programa, com homenagem aos colaboradores e professores em atividade e aposentados que marcaram essa história.
Representando a Universidade Federal de Sergipe, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Eduesley Santana Santos, destacou a parceria entre a UFS e o HU, destacando que “ao longo desses 15 anos, a Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o HU, formou e colocou no mercado de trabalho diversos profissionais, das mais diversas áreas da saúde”, enfatizando ainda que “o mais importante disso é o impacto para a sociedade, com profissionais muito qualificados”.
A superintendente do HU-UFS/Ebserh, Angela da Silva, ressaltou a importância simbólica e institucional da data, afirmando que “ver a residência completando 15 anos é um momento de muita alegria e de muita satisfação, porque na gestão anterior buscamos estabelecer as bases para a residência multiprofissional”, destacando o processo de amadurecimento e consolidação do programa ao longo dos anos e parabenizando todos os envolvidos na construção da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário de Aracaju.
Ainda sobre a relevância institucional do programa, o gerente de Ensino e Pesquisa do hospital universitário, Walderi Monteiro, destacou o papel da residência multiprofissional para a formação em saúde, para o hospital e para a população. “Primeiramente é preciso agradecer à professora Ângela, que vislumbrou a implantação dessa residência no momento oportuno junto ao MEC”. O gestor ressaltou que a residência proporciona uma formação intensiva, fundamentada na vivência diária do residente no ambiente hospitalar, fortalecendo a qualificação profissional, a atuação das equipes e a assistência multiprofissional à população.
Por fim, a representante dos estudantes das residências do HU-UFS, Ester Sales, destacou a relevância do programa a partir da experiência dos residentes, evidenciando o sentimento de pertencimento construído ao longo da formação, o compromisso com o cuidado efetivo e humanizado e a contribuição da residência para a qualificação da assistência prestada no Sistema Único de Saúde.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Diego Martin, com revisão de Williany Bezerra
Unidade de Comunicação Regional 2 | CCS | Ebserh