Notícias
ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
HU-UFPI realiza ação com foco na saúde da pessoa idosa
Teresina (PI) - Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu uma ação especial voltada à comunidade nessa terça-feira (1º), com foco na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população idosa. A iniciativa foi organizada em parceria pelos serviços de Geriatria, Fisioterapia, Educação Física e Unidade de Especialidades Clínicas.
A programação aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, nos Halls dos setores 10 e 11, reunindo profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes. O evento teve como objetivo conscientizar sobre os cuidados com o envelhecimento e incentivar práticas preventivas de saúde.
A chefe da Unidade de Especialidades Clínicas do HU-UFPI, Samanta Belo, ressaltou que a data é uma oportunidade essencial para refletir sobre o respeito, a valorização e o cuidado com aqueles que construíram a base da sociedade. Ela afirmou que “as ações voltadas para essa data não são apenas homenagens simbólicas, elas são um chamado à responsabilidade coletiva. Portanto, o HU UFPI, através de suas ações, trabalha para promover um envelhecimento saudável e ativo da população piauiense”, declarou.
Temas refletidos
Pela manhã, três palestras foram realizadas. A primeira foi conduzida pelas residentes de Geriatria Luana Carvalho e Marília Dias, que abordaram os principais cuidados para um envelhecimento saudável. Em seguida, a enfermeira Cyane Fabiele, do grupo de quedas do HU-UFPI, falou sobre os fatores de risco para quedas em idosos e estratégias de prevenção no ambiente domiciliar. Encerrando esse primeiro momento, a fisioterapeuta Lígia Figueiredo apresentou opções voltadas à mobilidade e à promoção da autonomia funcional. Esses mesmos temas foram retomados no turno da tarde, com os residentes de Geriatria Eulália Almeida e Gabriel Freire; com a enfermeira Cyane Fabiele, que retornou à programação; e o fisioterapeuta Hermeson Pontes, residente do Programa de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde em Alta Complexidade.
Luana Carvalho Mendes, residente do segundo ano de Geriatria, destacou a importância de ações dedicadas à população idosa. “Temas como prevenção de demências, prevenção de quedas, saúde mental e uso de medicamentos inapropriados são muito importantes, porém pouco conhecidos pelos idosos. Falamos um pouco sobre isso numa dinâmica de ‘mito ou verdade’, interagindo com os idosos que estavam na sala de espera”. Luana falou também que essa foi uma oportunidade de aprendizado em sua formação profissional. “Acredito que movimentos como esse são muito valiosos para nós residentes, pois um bom geriatra deve saber se comunicar e interagir bem com os idosos”, concluiu.
Sobre a Ebserh
O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh