Notícias
MEDICAMENTOS
Uso de psicotrópicos em hospitais é tema do VII Simpósio de Farmácia Hospitalar do HU-UFMA
São Luís (MA)- O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) realizou, na manhã desta terça-feira, 30, o VII Simpósio de Farmácia Hospitalar e Clínica. O evento deste ano teve como tema “Do controle à sedação: experiências e desafios no uso de psicotrópicos em hospitais”. A iniciativa foi promovida pela Gerência de Atenção à Saúde e pelo Setor de Farmácia Hospitalar e ocorreu em formato híbrido, com participações on-line e transmissão no auditório azul da Unidade Presidente Dutra.
A programação contou com a presença de farmacêuticas de três hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), evidenciando a força e o potencial do trabalho em Rede.
A palestra “Gestão de Medicamentos Psicotrópicos e Entorpecentes em Hospitais” foi ministrada por Maria das Dores Graciano Silva, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). Em seguida, Virginia Marta Sousa Batista, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), trouxe sua contribuição com o tema “Experiência em dispensação de medicamentos psicotrópicos e entorpecentes em Centro Cirúrgico”.
Encerrando a programação, Jeamile Lima Bezerra, do Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI), apresentou a palestra “Experiência no processo de implantação do monitoramento da sedação na UTI utilizando o índice Bispectral”.
A atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente (17 de setembro) e ao Dia Internacional do Farmacêutico (25 de setembro). O público-alvo foi composto por profissionais e residentes que atuam nos hospitais, com oferta de 160 vagas – sendo 40 presenciais e 120 on-line.
A chefe do Setor de Farmácia Hospitalar, Iara Nogueira, destacou que o Simpósio foi não apenas um espaço de atualização e aprofundamento sobre o tema, mas também um momento para valorizar a categoria. “A farmácia é um dos setores mais críticos para a segurança do paciente e para a qualidade da assistência. Os profissionais farmacêuticos são a garantia do uso racional e seguro dos medicamentos. São guardiões da cadeia de suprimentos, da dispensação correta, da farmácia clínica e da farmacovigilância. Esse trabalho minucioso e essencial tem um impacto direto e positivo em cada vida que passa por esta instituição”, afirmou.
Representando a Divisão de Apoio Terapêutico e Diagnóstico, a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Alessandra Enes, parabenizou a iniciativa. “O tema nos remete a questões fundamentais, como a segurança do paciente, aspectos éticos e o uso racional de medicamentos. É um tema abrangente, pois não envolve apenas o farmacêutico, mas é ele quem está mais diretamente atrelado ao medicamento. Parabenizo todos os envolvidos pela realização deste momento de troca de experiências e de crescimento profissional.”
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh