Notícias
CONHECIMENTO
HU-UFMA realiza treinamento prático em anestesia regional guiada por ultrassonografia
São Luís (MA)- Foi realizado no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o treinamento prático em anestesia regional guiada por ultrassonografia. A capacitação é voltada a profissionais e residentes que atuam na área de anestesia no hospital. Foram duas turmas, uma no dia 30 de novembro e outra no dia 6 de novembro. Os encontros aconteceram no auditório verde da Unidade Presidente Dutra.
A iniciativa é da empresa Lidera e foi ministrada pelo anestesiologista e médico da dor Erivaldo Freitas. O curso combinou teoria e prática, abordando os princípios da anatomia ultrassonográfica, as técnicas de visualização de nervos periféricos, a escolha e o manuseio adequado do transdutor, além da execução segura e eficaz de bloqueios guiados por imagem.
A ação teve o objetivo de atender à crescente demanda por técnicas anestésicas mais seguras, eficazes e com menor incidência de complicações, promovendo a atualização e capacitação prática dos profissionais de saúde no uso da ultrassonografia como ferramenta auxiliar na anestesia regional.
De acordo com a anestesiologista Roberta de Castro, a ultrassonografia tem se tornado uma ferramenta indispensável na anestesia moderna. “Observando esse cenário, buscamos aperfeiçoar os profissionais de anestesia que prestam serviço ao Hospital Universitário, em parceria com a empresa Lidera. Esse tema tem se expandido bastante, tornando-se quase essencial na anestesia regional, nos acessos vasculares e na monitorização hemodinâmica”, destacou.
Ela acrescenta que a ultrassonografia “fornece uma imagem em tempo real e não invasiva, possibilitando visualizar estruturas anatômicas, guiar procedimentos e monitorar respostas fisiológicas”, afirmou Roberta.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como unidades vinculadas a universidades federais, os hospitais universitários têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh