Notícias
HOMENAGEM
Fundação Josué Montello comemora seus 20 anos
Em uma bela cerimônia, a Fundação Josué Montello comemorou na última sexta-feira (30/09) o seu vigésimo aniversário. Com uma aconchegante estrutura montada em seus jardins, a instituição recebeu além de funcionários, conselheiros, amigos e coordenadores de projetos.
A solenidade foi iniciada com a abertura da Galeria de Presidentes da Fundação, que foi instalada no hall da diretoria executiva, contemplando todos os diretores-presidentes dos primeiros 20 anos.
Retratados por suas fotografias, a primeira diretora-presidente da FJMontello, Professora Terezinha de Jesus Penha Abreu (1996-1997), o Prof. Dr. Natalino Salgado Filho (1997-2005), o Prof. Dr. Alcimar Nunes Pinheiro (2005-2014), e o economista Eleoterio Nan Souza (atual presidente) foram homenageados e fazem parte da exposição permanente.
Em um segundo momento, foram homenageados no evento a superintendente da Fundação Josué Montello, Maria Ocirema Gomes de Oliveira, pelos mais de 19 anos de dedicação e contribuição com o trabalho realizado pela instituição, o Hospital Universitário da UFMA, e a própria Universidade Federal do Maranhão, pela significância histórica na criação e desenvolvimento da Fundação. Representando essas instituições, receberam troféus comemorativos pelos 20 anos, a superintendente do HU-UFMA, a Profª. Ms. Joyce Santos Lages e a reitora, Profª Drª Nair Portela Coutinho, respectivamente.
Nair Portela destacou o momento de comemorações e a iniciativa da FJMontello de homenagear seus presidentes. “É importante se viver e reverenciar a história para que ela não fique somente nos lembretes”. A Reitora ainda destacou em seu discurso a função da Fundação. “Às vezes as pessoas não entendem o papel de uma fundação de apoio. Só depois que se conhece a sua essência é que sem tem um outro olhar sobre sua importância”, ressaltou.
A superintendente Joyce Santos Lages agradeceu a parceria ao longo de todos esses anos da Fundação Josué Montello que muito contribuiu apoiando a administração do hospital, por meio dentre outras coisas, da contratação de recursos humanos durante o período que antecedeu o concurso, contribuindo com a excelência da assistência prestada pelo hospital.
Ainda recebeu homenagem, representando os projetos apoiados, o Método Canguru que comemorou em setembro os 15 anos de criação da Política Nacional de Atenção aos Recém-nascidos de Baixo Peso. O projeto foi representado por sua coordenadora, a Profª Drª Zeni de Carvalho Lamy.
Para o professor Natalino Salgado que, em nome dos ex-presidentes falou sobre a história de criação da instituição aos presentes, “a 'Josué Montello' tem uma missão de extrema importância e de grande valor voltada à sociedade.” Natalino destacou ainda a importância histórica de personagens que contribuíram de forma ímpar na criação da Fundação. Entre os 52 instituidores, destacou o perfil agregador e mobilizador que teve o ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, José Maria Ramos Martins, falecido no início do mês de setembro deste ano.
Como atual diretor-presidente da instituição, o economista Nan Souza, falou da importância da FJMontello no cenário local e nacional, com a articulação em questões de relevância para as instituições de ensino e pesquisa como a criação do novo marco legal em CT&I, aprovado pelo Congresso brasileiro em janeiro último, e no apoio à projetos que vem trazendo maior qualidade de vida a diversos segmentos da sociedade. Para Souza, a Fundação se transporta agora para um novo ciclo. “O importante agora é projetar o que iremos fazer amanhã. Começamos uma nova contagem para uma construção ainda mais vigorosa”, evidenciou.
Após as homenagens foi realizada uma benção ecumênica conduzida pelo Sr. Frederick Guimarães e pelo Padre Cláudio Fernandes que destacaram a união e harmonia dos profissionais como um dos principais fatores para a evolução das ações da instituição.
Finalizando o evento, os presentes puderam desfrutar de um coquetel ao som da voz e violão do músico maranhense Guilherme Júnior.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Josué Montello