Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E no HU-UFMA: mais de 4 mil procedimentos/exames foram realizados neste sábado (13)
São Luís (MA) - No último sábado (13), os 45 Hospitais Universitários Federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) foi um dos integrantes do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação” que realizou 34.290 procedimentos em pacientes que aguardavam nas filas da regulação. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS).
O número de atendimentos superou em 15% a expectativa de 29 mil procedimentos para a ação. Ao todo, foram realizadas 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos. O valor representa um aumento de 175% nos procedimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 5 de julho. O terceiro Dia E já está previsto para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh.
Durante a ação, foram ofertados atendimentos em diversas especialidades, contemplando exames laboratoriais, exames de imagem, procedimentos terapêuticos e cirurgias. O número total superou a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho, quando foram totalizados 2.471 atendimentos.
Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “O Dia E – Agora Tem Especialistas foi um dia de muita união, de muito trabalho, de muita cooperação e de muita gratidão. Conseguimos ultrapassar a nossa meta, envolvendo mais de 500 profissionais, entre alunos, residentes e os nossos irmãos angolanos, todos unidos no propósito de diminuir a fila de espera e levar mais qualidade de vida para a população que precisa do SUS.”
Pela saúde pública
A diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Gouvêa, destacou a dimensão nacional da mobilização enfatizando a relevância também para o ensino. “São dezenas de profissionais aqui envolvidos e milhares em todo o Brasil, realizando mais de 30 mil procedimentos – desde cirurgias, exames laboratoriais, exames de imagem e procedimentos terapêuticos. Além de atender os usuários do SUS que aguardavam há meses, também proporcionamos um espaço de formação fundamental para os nossos estudantes e residentes.”
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS, Felipe Proenço, também acompanhou a ação e destacou que “O Maranhão é um dos destaques desta edição, com um número expressivo de procedimentos realizados. Só aqui, mais de 100 pessoas que aguardavam cirurgias tiveram seus atendimentos agilizados. Isso demonstra o compromisso do Governo Federal em reduzir o tempo de espera e cuidar bem do povo brasileiro.”
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso do professor Anaximandro Santos, que afirmou estar satisfeito com o atendimento recebido. “Considero essa ação muito importante, principalmente porque beneficia os pacientes e diminuir as filas de espera. Parabenizo os idealizadores e quem executa também.”
Rede Ebserh em ação
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição deste ano. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Luciana Machado, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh