Comitê de Ética em Pesquisa - CEP
O que é o Comitê?
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é uma instância colegiada do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh, de natureza consultiva, deliberativa, educativa, autônoma, para emissão de pareceres sobre protocolos de pesquisas, vinculada à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e tem por finalidade o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos, preservando os aspectos éticos primariamente em defesa da integridade e dignidade dos sujeitos da pesquisa, individual ou coletivamente considerados, levando-se em conta o pluralismo moral da sociedade brasileira.
O Comitê de Ética funciona diariamente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O horário de 8h às 12h funciona para atendimento presencial/virtual ao público e das 13h às 17h apenas para trabalho interno do colegiado. Local de atendimento: Hospital das Clínicas, no corredor administrativo (Térreo), na Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária.
Composição
Coordenadora:
ANA MARIA MENEZES CAETANO
Vice-coordenador:
AGOSTINHO DE SOUSA MACHADO JÚNIOR
Secretária: Flavia Myrna Tenório de Sousa Bomfim
Secretário: Lucas Nascimento Paiva
Orientações Gerais ao Pesquisador
⚠️ Atenção Pesquisadores: Antes de submeter seu projeto de pesquisa na Plataforma Brasil, é necessário realizar o cadastramento do pesquisador e do projeto no sistema REDE PESQUISA da Ebserh/HC-UFPE.
As instruções detalhadas estão disponíveis na aba do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP). Lá, também é possível encontrar no Manual do Pesquisador, toda documentação necessária para submissão de seu projeto ao CEP.
Caso sua pesquisa seja desenvolvida em parceria com instituições de fomento, consulte o Manual de Projetos, para orientações específicas e informações complementares.
Abaixo seguem os links para orientação do pesquisador para submissão de projetos na Plataforma Brasil e normas operacionais do CEP.
Etapas para submissão de projeto ao CEP do HC-UFPE
Tutorial para cadastro na Plataforma Brasil
Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde sobre submissão de projetos ao CEP
Norma operacional 001/2013 para biorrepositórios e biobancos
Tutorial de resposta de pendência na Plataforma Brasil
Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual
Contatos
Telefone: (81) 2126-3743
E-mail:cepsh.hc-ufpe@ebserh.gov.br