Notícias
CONHECIMENTO
Simpósio multidisciplinar do HC debate enfrentamento à obesidade
Recife (PE) - Três minicursos simultâneos abriram o I Simpósio Multidisciplinar de Obesidade: Estratégias de Abordagem e Tratamento, evento promovido pelo Hospital das Clínicas da UFPE, que começou na manhã desta quarta-feira (13), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O simpósio prossegue nesta tarde e vai até a próxima sexta-feira (15), sempre no mesmo local. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“O objetivo desse evento é mostrar quais são as inovações sobre o tratamento multidisciplinar ao paciente obeso saindo do modelo teórico-científico para a prática clínica”, explica o coordenador do evento, Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho, que é chefe do Serviço de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida do HC.
O minicurso “Sono e obesidade: Avaliação da duração, qualidade e regularidade orientada à prática clínica”, mediado pelo professor de Educação Física da UFPE Ozeas Lins Filho, abordou temas como a relação entre obesidade e apneia do sono e entre a obesidade e a insônia, além das mudanças comportamentais para uma boa higiene do sono, entre outros temas relacionados.
“A perda de peso tem impacto positivo na melhora da qualidade do sono, que é importante para qualquer tratamento de saúde”, afirma o pesquisador, destacando o aumento em 200% do risco de morte durante o sono em pessoas com apneia obstrutiva do sono, causada pelo acúmulo de gordura no pescoço que comprime a traqueia. “O ideal é que os homens tenham até 42 centímetros de circunferência de pescoço, e as mulheres até 40”, pontua.
Simultaneamente, aconteceram mais dois minicursos: “Avaliação funcional e testes de aptidão física em pacientes com obesidade”, com o profissional de educação física Thaurus Cavalcanti; e “Avaliação e conduta nutricional para o paciente de cirurgia bariátrica e metabólica”, com a nutricionista Uyara Lima.
Sobre o evento
À tarde, estão previstas duas mesas-redondas no auditório Denis Bernardes, do CCSA: “Obesidade: Origem e Impactos para a saúde e qualidade de vida”, das 14h às 15h; e “Estratégias não farmacológicas no manejo da obesidade”, das 15h30 às 16h30. Na sequência, acontecem a cerimônia de abertura das 17h às 17h30, e a mesa de abertura “A importância da equipe multidisciplinar sobre as estratégias de abordagens e tratamento da obesidade”, das 17h30 às 18h30.
Com proposta multiprofissional e multidisciplinar, o simpósio debaterá estratégias eficazes e abordagens inovadoras voltadas ao enfrentamento dessa questão de saúde pública, que afeta milhões de pessoas em escala global. Será uma oportunidade para atualização no assunto.
A programação completa pode ser conferida no site do evento. O destaque desta quinta-feira (14) será a celebração pelos 10 anos de funcionamento do Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde (Laefes), espaço voltado para o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisas com os pacientes do HC e que têm o exercício físico como estratégia principal de intervenção.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh