Notícias
bem-estar
HC passa a oferecer mais uma prática integrativa complementar em saúde aos seus colaboradores: Lian Gong
Mais uma Prática Integrativa Complementar em Saúde (PICS) passou a ser oferecida aos colaboradores do Hospital das Clínicas da UFPE. Trata-se da Lian Gong, que é uma prática corporal baseada na Medicina Tradicional Chinesa e desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo. As atividades são realizadas nas terças-feiras, a partir das 17h, no mezanino, no 2º andar, próximo ao Nutes. A inscrição pode ser feita presencialmente no local nesse período ou por este formulário on-line.
“O Lian Gong é uma ginástica terapêutica com 18 movimentos fundamentados a partir da ortopedia da Medicina Tradicional Chinesa. A prática promove a meditação em movimento em que as pessoas reaprendem a respirar e a se movimentar melhor, permitindo o alongamento, o fortalecimento do tônus muscular, uma maior consciência postural e aumento da capacidade respiratória, entre outros benefícios”, explica a terapeuta ocupacional do HC, Daniela Sousa, que teve contato com a prática chinesa, durante a sua Residência em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília (UnB), em 2017, tornando-se facilitadora de Lian Gong (pronuncia-se Lian Cun).
Daniela Sousa destaca que a prática estimula a pessoa a conhecer melhor o próprio corpo, melhorando o seu funcionamento. “O Lian Gong atua na prevenção e controle de dores crônicas, inclusive de doenças reumáticas, e pode ajudar (de forma complementar ao tratamento) no controle de diabetes, hipertensão arterial. Também pode melhorar a qualidade do sono e aliviar a ansiedade e diminuir a irritabilidade” pontua Daniela Sousa.
O Lian Gong é uma atividade física leve, com movimentos suaves e firmes e pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Não depende de uso de equipamentos nem de roupas específicas. “Só não é recomendável para pessoas que estão com muitas dores ou que passaram por cirurgia recentemente”, informa Daniela Sousa.
O método foi incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) como Prática Integrativa e Complementar à Saúde, pelo Ministério da Saúde, em 2006.
Além de Lian Gong, o HC oferece outras nove modalidades de PICS aos seus colaboradores: auriculoterapia, reiki, ventosaterapia, acupuntura, shiatsu, reflexologia podal, relaxamento autógeno, aromaterapia e meditação. As inscrições são pelo formulário on-line.