Notícias
RESPEITO
HC institui Comissão Permanente de Prevenção e Tratativa de Assédio em Ambientes de Ensino
Comissão reforça o compromisso do HC-UFPE com a promoção de um ambiente educacional saudável, ético e seguro
O Hospital das Clínicas da UFPE instituiu oficialmente a Comissão Permanente de Prevenção e Tratativa de Assédio em Ambientes de Ensino (CPAE), iniciativa que representa um avanço institucional relevante na consolidação de ambientes de ensino mais seguros, éticos e comprometidos com o respeito às pessoas. A CPAE foi criada por meio da Portaria SEI nº 545, de 23 de dezembro de 2025. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“A CPAE possui caráter permanente e sua atuação reforça o compromisso do HC-UFPE com a promoção de um ambiente educacional saudável, ético e seguro, essencial para a formação de profissionais de saúde qualificados e para a preservação da dignidade nas relações de ensino e trabalho”, comenta a gerente de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques.
A gestora explica que “a CPAE surge da necessidade da promoção de ações voltadas à prevenção, orientação e encaminhamento de situações de assédio moral, sexual e outras formas de violência que possam ocorrer nos cenários de ensino do hospital”, como atividades de graduação, residência, estágios, preceptoria e demais práticas formativas no HC.
Entre os principais objetivos da Comissão está o fortalecimento de uma cultura institucional baseada no respeito, na equidade e na segurança psicológica. “A CPAE atuará de forma preventiva, promovendo ações educativas contínuas direcionadas a docentes, preceptores, residentes, estudantes e gestores, com foco na conscientização, no esclarecimento de condutas inadequadas e na disseminação de boas práticas institucionais”, pontua Marques.
Atuação humanizada
Outro eixo central de atuação da Comissão é o acolhimento inicial e a escuta qualificada das pessoas envolvidas em situações de assédio no contexto educacional, oferecendo suporte e encaminhando as demandas, quando necessário, às instâncias competentes da instituição, respeitando os fluxos formais e os princípios de confidencialidade e responsabilidade institucional.
Claudia Marques informa que a composição da Comissão foi estruturada de forma a garantir representatividade, diversidade de olhares e articulação intersetorial, assegurando que as ações da Comissão estejam alinhadas tanto às diretrizes institucionais quanto à realidade dos ambientes formativos. Há representantes da Superintendência, da Gerência de Ensino e Pesquisa, da Gerência de Atenção à Saúde, da Gerência Administrativa, do Setor de Gestão do Ensino, da Auditoria Interna, além de representantes dos trabalhadores e dos residentes.
“A Comissão também responde à necessidade de padronizar fluxos, reduzir vulnerabilidades institucionais e dar maior transparência e segurança aos processos de ensino, especialmente em ambientes complexos como os de formação em saúde, onde há relações hierárquicas marcantes e intensa interação entre profissionais em diferentes níveis de formação”, finaliza Claudia Marques.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social