Perguntas Frequentes

Publicado em 20/11/2020 15h35 Atualizado em 23/11/2020 15h09
  • Sobre a Ebserh
    • Por que foi criada a Ebserh?

      A criação da Ebserh integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para viabilizar a reestruturação dos hospitais universitários federais. Por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), instituído pelo Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010, foram empreendidas ações no sentido de garantir a reestruturação física e tecnológica, e também de solucionar a necessidade de recomposição do quadro de profissionais dos hospitais.

    • Os hospitais universitários federais continuam a prestar assistência à saúde no âmbito do SUS com a contratação da Ebserh?

      Sim, a partir da adesão à Ebserh, os hospitais universitários federais mantêm as atividades de prestação de serviços de assistência à saúde integral e exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e de acordo com a Política Nacional de Saúde, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Tal garantia está expressa na Lei de criação da empresa (Lei nº 12.550/2011).

    • Há risco de privatização dos hospitais universitários federais a partir da gestão da Ebserh?

      Não. A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, é uma empresa pública, constituída por recursos públicos, que executa as atividades de prestação de serviços de assistência à saúde integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e de acordo com a Política Nacional de Saúde, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

    • A partir da contratação da Ebserh, há prejuízo da autonomia universitária?

      Não há prejuízo à autonomia das universidades federais sobre a gestão dos hospitais universitários. A autonomia universitária está consagrada no Art. 207 da Constituição Federal e garantida pela Lei de Criação da Empresa (Artigos 3º e 6º da Lei nº 12.550/2011).

    • Como trabalhar no HC-UFPE?

      A partir do contrato de cogestão com a Ebserh, em 30/10/14, os trabalhadores do HC-UFPE passaram a ser contratados via concurso público pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Para mais informações acessar Concursos e Seleções.

  • Concursos, Editais, Resultados e Provas
    • Qual a forma de ingresso no quadro de pessoal da Ebserh?

      O regime de pessoal permanente da Ebserh é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1 de maio de 1943, e legislação complementar, condicionada a contratação à prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas as normas específicas editadas pelo Conselho de Administração (Art. 10º, da Lei nº 12.550/2011).

      Em Concursos e Seleções são divulgados os editais para contratação de pessoal lançados pela empresa.

    • Uma vez contratado pela Ebserh, existe a possibilidade de transferência do empregado entre hospitais universitários federais?

      Os concursos realizados pela Ebserh destinam-se a unidades hospitalares específicas. A transferência para outra filial da Ebserh deverá observar o disposto nas normativas internas.

    • Quando haverá novas convocações para o concurso?

      A convocação dos profissionais aprovados no concurso público da Ebserh é definida a partir de deliberação da Governança deste Hospital, baseada no quantitativo de vagas estabelecidas e na necessidade de Recursos Humanos das diferentes áreas. Vale ressaltar que as convocações são liberadas de acordo com direcionamentos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

      Conforme previsto nos editais, o concurso tem validade de 2 (dois) anos, prorrogável por mais 2 (dois) anos, contados a partir da data de homologação. Portanto, as convocações deverão acontecer nesse período.

  • Plano de Cargos e Benefícios
  • Atendimento Assistencial
    • Quais as especialidades ambulatoriais, cirúrgicas e multiprofissionais existentes no HU-UFPE?

      Especialidades ambulatoriais: Acupuntura, Anestesiologia, Cardiologia; Clínica médica, Dermatologia, Doenças infecciosas e parasitárias (DIP), Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Nefrologia, Neurologia/Neurocirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Mastologia, Ortopedia/traumatologia, Otorrinolaringologia, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia.

      Especialidades Cirúrgicas: Cirurgia cabeça e pescoço; Cirurgia cardiovascular; Cirurgia do aparelho digestivo; Cirurgia geral; Cirurgia ginecológica; Cirurgia plástica; Cirurgia torácica; Cirurgia vascular.

      Especialidades multiprofissionais: Serviço social; Buco-maxilo; Enfermagem; Fonoaudiologia; Nutrição; Psicologia; Terapia ocupacional; Fisioterapia; Educação Física. Espaço de acolhimento e cuidado trans.

    • Como agendar consultas no HC/UFPE?

      O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) é totalmente público, 100% financiado pelo SUS. Não realiza qualquer atendimento particular ou via convênios. Dessa forma, todos os usuários do SUS devem seguir a seguinte regulamentação:

      1) Realizar uma consulta com um médico numa Unidade de Saúde de sua localidade;

      2) Caso haja necessidade, a Unidade de Saúde agendará, via internet, a consulta no Hospital das Clínicas com um especialista da área, gerando o código de transação que autorizará seu atendimento com ele.

    • Ao chegar no HC, como proceder?

      O paciente deve dirigir-se a Central de Marcação de Consultas, localizada no andar térreo próximo a portaria IV, para realizar seu registro no Sistema de Informações do Hospital.

      Neste momento, será criado seu prontuário e sua carteirinha de registro. Esta última ficará de posse do paciente e nela poderão ser registradas todas as consultas que forem marcadas.

    • Qual documentação apresentar?

      O paciente deverá apresentar a guia de encaminhamento da sua Unidade de Saúde com o número do CÓDIGO DE TRANSAÇÃO, comprovante de residência, documento com foto (identidade ou carteira de motorista), certidão de nascimento para criança de colo, CPF e preferencialmente o Cartão do SUS.

    • Quanto tempo antes da consulta devo chegar para estes procedimentos?

      No horário informado na guia de encaminhamento da Unidade de Saúde.

    • Como agendar consultas de retorno?

      Após o atendimento médico, se o paciente obtiver uma solicitação de retorno ou encaminhamento para outra especialidade, deve dirigir-se ao balcão da recepção do Ambulatório médico em que a consulta foi realizada. Nesse local terá informações sobre a marcação de sua consulta e de exames, se requisitados pelo médico.

    • Fila informatizada de espera para novas consultas/retorno:

      Caso o usuário seja incluído na fila informatizada de espera para consultas novas ou de retorno, deve aguardar o contato do hospital para prestar informações sobre as consultas e agendamento de exames, se requisitados pelo médico.

      Para sanar qualquer dúvida a respeito da marcação de consultas e exames, favor entrar em contato com a Central de Marcação de Consultas, através do telefone: (81)2126-3707.

    • Como posso marcar um exame no HC-UFPE?

      Os exames devem ser solicitados pelo médico que acompanha o paciente no HC-UFPE, não são aceitas requisições de outros órgãos. Mediante requisição do exame o paciente se dirige a Central de Marcação de Consultas para marcação do exame, caso tenha vaga disponível, ou colocação em fila de espera para aguardar o surgimento de vaga.

    • Como se submeter a uma cirurgia neste Hospital?

      Após todos os exames e a consulta de retorno realizada, o médico fornecerá ao usuário uma Autorização de Internação Hospitalar (AIH), com a indicação do procedimento cirúrgico.

    • É preciso pagar por algum atendimento ou procedimento realizado no HU-UFPE?

      O atendimento no HU-UFGD é 100% SUS, ou seja, sem qualquer tipo de cobrança ou pedido de contribuição ao paciente e familiares. Qualquer tentativa de cobrança ou solicitação de contribuição em dinheiro para a realização de consultas, exames ou cirurgias é crime e deve ser denunciada tanto à Ouvidoria do hospital quanto às autoridades policiais.

    • Qual o horário de visitas?

      No momento, em virtude da pandemia de covid-19 e de suas medidas de segurança, as visitas estão suspensas.

    • Como solicitar Cópias de Prontuários?

      O atendimento é realizado na diretoria do HC/UFPE, localizada no térreo, corredor administrativo. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

      Quem e como?

      De forma presencial, com apresentação da documentação abaixo relacionada, conforme cada caso:

      • O próprio paciente, apresentar:
        Carteira de identidade, CPF, cartão de registro do HC/UFPE.
      • Terceiros, apresentar:
        Carteira de identidade, CPF, solicitante.
        Carteira de identidade, CPF, cartão de registro do HC/UFPE, paciente.
        Declaração em punho, com a solicitação da cópia do prontuário, informando os números de sua documentação e do paciente.
      • Menor de 18 anos com pai ou mãe:
        Carteira de identidade, CPF, do responsável.
        Carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, cartão de registro do HC/UFPE.
      • Menor de 18 anos, sem pais:
        Carteira de identidade, CPF, do responsável.
        Carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, cartão de registro do HC/UFPE.
        Medida Judicial Curatela.
      • Médicos de outros hospitais:
        O próprio médico que acompanha o paciente em outro hospital pode encaminhar e-mail para diretoria do HC/UFPE (hcdiretoria@ufpe.br), solicitando a cópia do prontuário, informando: Nome completo do paciente, Carteira de identidade, CPF, cartão de registro do HC/UFPE.
      • Pacientes que foram a óbito ou para fins de seguro:
        Carteira de identidade, CPF, solicitante.
        Carteira de identidade, CPF, declaração de óbito, cartão de registro do HC/UFPE, paciente.
      • Laudo de Necropsia: fornecida ao familiar de primeiro grau (pai, mãe e filhos):
        Carteira de identidade, CPF, solicitante.
        Carteira de identidade, CPF, cartão de registro do HC/UFPE, paciente.

      Prazo para entrega?

      O prazo para entrega do prontuário será de 10 dias uteis, após realizada a solicitação.

  • Maternidade
    • O que devo levar e o que não posso levar na mala para a maternidade?

      Para a mãe: levar roupa íntima, chinelos, absorventes higiênicos (tamanho noturno), escova e creme dental, sabonete e demais itens de higiene pessoal, roupa para a alta hospitalar.  Se optar por usar roupa própria durante a internação, dê preferência às roupas que facilitam a amamentação.

      Para o bebê: levar 3 macacões ou conjuntos de pagão (de acordo com o clima), 1 pacote de fraldas descartáveis, fraldas de tecido (ou gaze ou algodão) para higiene do bebê, 2 cueiros, 1 cobertor ou manta (no inverno), toalha para recém-nascido, sabonete líquido neutro.

      É proibida a entrada de: Ventilador, travesseiro, cobertor, perfume, mamadeira, chuquinha, chupeta, bomba para tirar leite, talco, lenços umedecidos, alimentos, flores, medicamentos sem receita e sem prévia autorização, formadores de bico de seio, bicos intermediários ou conchas de silicone.

    • Posso agendar uma cesariana?

      O HC-UFPE não agenda cesarianas. Os nascimentos por via cirúrgica (cesarianas) são realizados quando há uma real indicação, segundo avaliação médica, em caso de riscos para a mãe e/ou para o bebê.

    • Moro em outra cidade. Posso ter bebê no HC-UFPE?

      O HU-UFPE é referência para o atendimento aos casos de gravidez e parto de alto risco na macrorregião. Quando é necessário, a rede básica do seu município faz o encaminhamento para o HU-UFPE.

    • Grávidas podem levar acompanhante e receber visitas?

      Acompanhantes são permitidos, porém, nesse momento de pandemia de covid-19, as visitas estão, temporariamente, suspensas.

    • Como posso me tornar doadora de leite?

      Para receber todas as informações e orientações referentes à doação de leite, entre em contato diretamente com o Banco de Leite Humano do HC-UFPE, pelo telefone (81) 2126-3831.

  • Residência Médica e Pesquisa Acadêmica