Sobre a Maternidade

Publicado em 23/11/2020 10h51 Atualizado em 24/11/2020 16h21

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa e faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e atende gratuitamente a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 Fundada em 1963 como Maternidade Popular de Fortaleza, a MEAC é, atualmente, a maior maternidade pública do Ceará. Em 2019, realizou uma média mensal de 430 partos, 458 cirurgias e 7.126 exames e procedimentos diagnósticos, entre outros serviços. Tem como missão "realizar assistência, ensino e pesquisa para o cuidado com excelência à saúde da mulher e do recém-nascido", atuando na formação de profissionais especializados nas áreas da saúde, sendo campo de teoria e prática para alunos de graduação, curso técnico e de residências médica e multiprofissional da UFC. Como meio, presta serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à população. Entre as especialidades, destacam-se obstetrícia, medicina fetal, neonatologia, ginecologia e mastologia, prestando assistência integral à saúde da mulher e do recém-nascido.

 A Emergência funciona 24 horas, 7 dias por semana. A MEAC conta com Banco de Leite Humano de alto padrão e Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. Instituição Hospital Amigo da Criança, a MEAC foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como o primeiro Centro de Boas Práticas em Obstetrícia e Neonatologia do Brasil e condecorada pela Câmara dos Deputados com o Prêmio Dr. Pinotti 2019, como Hospital Amigo da Mulher.