Como acessar os serviços

Publicado em 24/11/2020 15h33 Atualizado em 25/11/2020 16h03

A Maternidade-Escola é vinculada ao Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. Totalmente pública, 100% contratualizada com o SUS e, dessa forma, não realiza qualquer atendimento particular ou a convênios. Veja como ter acesso aos serviços:

Emergência:

Pacientes com problemas ginecológicos e/ou obstetrétricos de caráter urgente devem procurar diretamente a Emergência, que funciona 24 horas nos sete dias da semana.
Contato: (85) 3366 - 8537 / 3366 - 8536.
Localização: Acesso pela entrada lateral à Recepção Principal (Rua Cel. Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo).

Pacientes em situação de violência sexual:

O Programa Superando Barreiras atende as pacientes ambulatoriamente sem necessidade de que ela procure a Unidade de Saúde. Nesses casos, é importante o atendimento nas primeiras 72 horas após a agressão para que seja possível administrar as principais medicações que irão prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e evitar uma gravidez indesejada. A paciente deve procurar a Emergência 24h da MEAC (em casos agudos) ou o Serviço Social (abuso crônico ou gravidez decorrente de estupro).

Banco de Leite Humano

Contato: 3366-8509 
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (pedimos que a mãe chegue até as 17h).

Ambulatórios:

1ª Etapa:
-
Realizar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região/localidade.
- Na consulta, o profissional médico decidirá sobre a necessidade de encaminhamento para o atendimento de Média e Alta complexidades na MEAC.

2ª Etapa:
- Caso haja necessidade, o médico entregará o formulário de encaminhamento e a cidadã deverá realizar, junto ao ponto de marcação da Unidade Básica de Saúde o agendamento, via Sistema Gestor Saúde do SUS.
- A cidadã receberá, do ponto de marcação da Unidade Básica de Saúde, o agendamento prévio da consulta de triagem, com o dia, horário e o nome do profissional que a atenderá na MEAC.
- No dia marcado, a usuária deve dirigir-se à Maternidade, com no mínimo 01 (uma) hora de antecedência, para realização de cadastro, portando os seguintes documentos:
. Formulário de agendamento de consulta.
. Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento, quando menor de 18 anos.
. CPF.
. Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS).
. Comprovante de residência, com Código de Endereçamento Postal (CEP).

3ª Etapa:
-
A cidadã deverá dirigir-se ao computador de entrega de senhas e aguardar o atendimento no guichê correspondente (01 a 04) para abertura de prontuário e ficha de atendimento.

4ª Etapa:
- Após o cadastro, a cidadã deverá dirigir-se ao ambulatório indicado onde será realizada a triagem. Após a triagem, a paciente será encaminhada para marcação de consulta com o especialista da MEAC ou contrarreferenciada à Unidade de Atenção Básica para acompanhamento.

Observações:

- Somente pacientes devidamente inseridas no sistema de regulação do município serão atendidas nos ambulatórios da MEAC, salvo exceção das pacientes do Superando Barreiras.

- Os ambulatórios de Extensão Universitária e os Ambulatórios dos Professores estão vinculados ao Ensino e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possuem demanda própria.

- As consultas de triagem são realizadas no dia e horários marcados: Segunda (manhã). Terça, quarta e quinta (manhã e tarde).

 

Para saber mais, acesse a Carta de Serviços ao Cidadão da MEAC.