Sobre o Hospital

Publicado em 24/11/2020 15h33

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa e faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e atende gratuitamente a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Fundado em 1959, o HUWC é, atualmente, a maior sala de aula em saúde do Ceará. A missão do Hospital Universitário é promover o ensino, a pesquisa e a assistência terciária à saúde, atuando de forma integrada e como suporte aos demais níveis de atenção do modelo de saúde vigente. Por essa razão, o Hospital tem se dedicado às áreas clínicas e cirúrgicas ligadas à atenção terciária. São 212 consultórios para atendimento a diversas especialidades cirúrgicas e clínicas, como anestesiologia/dor, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia digestiva, neurocirurgia, coloproctologia, traumato-ortopedia, urologia, oftalmologia, entre tantas outras. 

Além disso, o HUWC tem se destacado na prestação de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, tais como endoscopia, colonoscopia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, raio-X convencional e telecomandado, ultrassonografia, anatomia patológica e laboratório de análises clínicas. Levantamento feito pela Unidade de Monitoramento e Avaliação do HUWC mostra que a média mensal de produção em 2019 no Hospital Universitário foi de: 20.874 consultas médicas e multiprofissionais, 408 procedimentos em centro cirúrgico e 100.996 exames laboratoriais e de imagem.

O hospital tem apresentado, ainda, como diferencial o atendimento aos transplantes de órgãos e tecidos. Também em 2019, foram realizados 235 transplantes, sendo 86 renais, 78 de medula óssea, 43 hepáticos e 28 de córnea. No total, oferece 197 leitos de enfermaria e unidade de terapia intensiva (UTI), 8 salas cirúrgicas, 6 salas de recuperação e 4 leitos de hospital-dia.