Notícias
SEGURANÇA
HUMAP-UFMS promove ações pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente
No dia 19 de setembro, a Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP) do HUMAP-UFMS/EBSERH realizou a campanha alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, seguindo o tema global definido pela OMS em 2025: “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”.
A ação teve como objetivo sensibilizar profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes sobre a importância das boas práticas em segurança do paciente, reforçando o compromisso institucional com um cuidado cada vez mais seguro, humano e de qualidade.
O evento contou com atividades educativas e momentos de reflexão, destacando que a segurança do paciente é responsabilidade de todos, desde o início do cuidado.
HUMAP-UFMS promove ações pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente
A programação acontece de 19 de setembro, no Humap-UFMS.
Campo Grande (MS) – O Humap-UFMS/Ebserh, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou hoje uma programação especial dedicada ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. A iniciativa busca estimular reflexões, troca de experiências e disseminação de boas práticas voltadas à qualidade da assistência em saúde no SUS.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi instituído em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e este ano traz como tema: “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”. A proposta destaca a maior vulnerabilidade dessa fase diante de possíveis riscos e danos relacionados a práticas de cuidado inadequadas.
“A segurança do paciente pediátrico exige atenção integral: desde a garantia de um parto seguro, ao uso correto de medicamentos e equipamentos, até o acolhimento humanizado às famílias. É fundamental que toda a equipe esteja alinhada, pois a responsabilidade é coletiva e começa desde os primeiros cuidados”, destacou a Dra. Cláudia Lang, gerente de Atenção à Saúde do Humap-UFMS.
Reforçando essa abordagem, o Humap-UFMS organizou uma agenda para profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, que contou com palestras, mesas-redondas e outras atividades de capacitação, envolvendo profissionais de diferentes áreas. Também foi promovida uma ação itinerante, levando informações e orientações sobre o tema a diversos setores do hospital.
“Por ser um hospital universitário 100% SUS, nosso compromisso é duplo: oferecer assistência qualificada e formar profissionais conscientes da importância da segurança do paciente em todas as etapas do cuidado”, reforçou a Dra. Andrea Lindenberg, superintendente do Humap-UFMS.
Sobre a Ebserh
O Humap-UFMS é vinculado à Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades atendem pacientes do SUS e também contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elizabeth Souza e Yara Ferro, chefe da Unidade de Comunicação Social e coordenadora regional de Comunicação da Ebserh.
Tags: segurança do paciente, HUMAP-UFMS, Ebserh, Dia Mundial da Segurança do Paciente, recém-nascido, criança