Notícias
AMPLIAÇÃO
Novo organograma da Ebserh amplia unidades da DivGP
Kelly Krystynny (centro) e os chefes das novas unidades, Diego Melo e Glaucia Sanches
A Divisão de Gestão de Pessoas do Humap-UFMS conta agora com uma nova estrutura. A reestruturação adveio da recente implantação do novo organograma nos hospitais universitários pela Ebserh, que subdividiu a equipe em duas unidades, a de Administração de Pessoal e a de Desenvolvimento de Pessoal.
Além dessas duas novas unidades, a Divisão já contava com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador, incluída no organograma do Humap-UFMS em maio de 2021.
Para a Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Kelly Krystynny da Silva Santos Vollkopf, “a criação das unidades é uma conquista que vai ao encontro da política de valorização do colaborador ao possibilitar maior organização das atividades a serem desenvolvidas, facilitar a coordenação das áreas e, com isso, otimizar os processos de trabalho. Muito além de cumprir e fazer cumprir as legislações vigentes, o principal papel da DivGP deve ser agregar valor às pessoas, contribuindo, dessa forma, para uma gestão humanizada e compartilhada”.
Unidade de Administração de Pessoal
Possui sete colaboradores e é formada por dois serviços: o de Documentação e Registro de Pessoal e o de Pagamento de Pessoal.
O Serviço de Documentação e Registro de Pessoal é responsável por realizar os procedimentos trabalhistas relacionados à admissão, frequência, afastamentos administrativos, processos de nomeação de chefias e movimentação dos empregados públicos do Humap-UFMS. Dentre as atividades sob sua responsabilidade estão: procedimentos cadastrais, lançamentos de jornadas de trabalho, lotação, agendamento e alteração de férias, licenças gala e por morte, acompanhamento de pessoa da família, doações de sangue, bem como as demais situações previstas no Regulamento de Pessoal da Ebserh.
O Serviço de Pagamento de Pessoal controla e verifica questões salariais, benefícios, outros adicionais previstos em contrato e por lei, além de executar procedimentos rescisórios. Como exemplos de atividades sob sua responsabilidade estão o pagamento de adicional noturno, hora feriado, pensão alimentícia, hora extra e sobreaviso, ressarcimento plano de saúde, entre outros. Assim, o serviço é responsável por todos os aspectos funcionais financeiros dos empregados públicos e chefias do Humap-UFMS.
Para o Chefe da Unidade de Administração de Pessoal, Diego Aparecido Melo, a mudança é agregadora. “Estamos muito felizes com a nova estrutura organizacional do Humap-UFMS, porque, com a criação das unidades vinculadas à Divisão de Gestão de Pessoas, segrega com clareza as atribuições de cada uma, permitindo que no caso da Unidade de Administração de Pessoal possamos gerenciar os registros funcionais dos colaboradores de forma eficaz e eficiente, numa contínua atualização quanto à legislação trabalhista e normativos da empresa, de forma a assegurar os direitos e deveres dos empregados”.
Unidade de Desenvolvimento de Pessoal
É responsável pela elaboração e acompanhamento das ações relacionadas ao desenvolvimento funcional e pessoal do colaborador no Humap-UFMS e atualmente é composta por três psicólogas organizacionais e do trabalho. Tem por finalidade melhorar o desempenho profissional e consequentemente, contribuir para o alcance dos objetivos institucionais.
Dentre as atividades executadas pelo serviço estão a organização da integração, entrevista de boas-vindas, organização, acompanhamento e análises de capacitações internas e externas, emissão de certificados, execução do processo de progressão funcional, realização de acolhimentos, orientações e acompanhamento dos prazos da avaliação de desempenho no período de experiência, elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual, orientações e acompanhamento dos prazos da avaliação de desempenho anual, elaboração de editais para licença capacitação modalidade livre escolha para pós-graduação, entrevista de desligamento, ações de valorização e qualidade de vida em parceria com outros serviços da instituição e processo de gestão de conflitos.
Além dessas atribuições, o serviço tem como objetivo divulgar e orientar a respeito das normas e instruções da Coordenaria de Desenvolvimento de Pessoas da Ebserh, bem como estimular o desenvolvimento e crescimento permanente dos empregados e servidores do Humap-UFMS.
A Chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, a Psicóloga Glaucia Mello Sanches, explica que a Unidade tem como missão criar relações de emprego positivas, incentivar o desenvolvimento de um alto desempenho e apoiar no alcance das metas de gestão. “Estamos à disposição para novos desafios e sugestões, contribuindo assim, com o aumento do engajamento, satisfação e motivação dos colaboradores do nosso hospital. Há mais de 18 anos atuo na área de Gestão de Pessoas em unidades hospitalares, gosto de me envolver com as pessoas, saber de seus sonhos, seus objetivos de carreira, ouvi-las, saber de suas angústias e ajudá-las, oferecendo sempre o meu melhor. ”
As Unidades ficam localizadas dentro da DivGP e o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 17h.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país