Notícias
PLANO ESTRATÉGICO
Colaboradores do Humap superaram meta de capacitação em 2021
Humap oferece capacitação em diversas áreas para os colaboradores
A procura por capacitação profissional por colaboradores do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), superou a meta estabelecida para o ano de 2021. A Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) computou, em média, 34 horas realizadas por colaborador, superando as 24 horas preestabelecidas.
A meta foi criada em 2020, quando o hospital realizou o desdobramento das estratégias da Ebserh em um Plano Diretor Estratégico (PDE) para o triênio 2021-2023.
O resultado desse desdobramento foi a elaboração de sete projetos para o alcance dos objetivos da rede e solução dos macroproblemas identificados. Entre as estratégias está o Projeto de Instituição de Programa de Capacitação do Humap-UFMS.
O Programa pretende garantir a todos os colaboradores a oportunidade de participar de treinamentos e capacitações de cunho específicos e genéricos para melhor desempenhar suas atividades no hospital.
Para monitoramento do projeto foi estabelecido como indicador o número de horas/capacitação por colaborador, sendo a meta de 24 horas em 2021, 26 horas em 2022 e 30 horas em 2023. O objetivo é valorizar, capacitar e reter os talentos no hospital.
Além da ampla divulgação de treinamentos e cursos disponibilizados gratuitamente pela Ebserh, outra estratégia utilizada pela gestão foi a vinculação da exigência da capacitação à Gestão de Desempenho por Competência dos colaboradores.
Para a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, Gláucia Mello Sanches, é satisfatório ver que o hospital superou a meta no primeiro ano que foi estipulada. “A importância da superação é perceber o quanto estamos engajados para o aumento do desempenho por competências das equipes, o que impacta diretamente na melhoria e qualidade dos processos de trabalho”.
A chefe da DivGP, Kelly Krystynny da Silva Santos Vollkopf, também comemora o alcance da meta. ”Cada vez mais é importante capacitar nossos colaboradores. Gostaríamos de agradecer o apoio da governança nas ações de desenvolvimento de pessoal, bem como dos gestores e colaboradores que se empenharam não apenas na participação em cursos e eventos, mas também ao realizá-los em suas unidades, reafirmando o papel do Humap-UFMS como hospital de ensino. Por último, ressaltamos o comprometimento da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal ao executar e monitorar o Programa de Capacitação e contamos com a colaboração de todos para que no ano de 2022 o quantitativo de horas-capacitação seja ainda mais expressivo”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.