Notícias
DIREITOS E DEVERES
Norma Operacional do Estacionamento do Humap já está em vigor
Estacionamento do Humap-UFMS
As normas de trânsito existem por uma razão: garantir a segurança de todos que se locomovem diariamente, sejam motoristas, motociclistas, passageiros, ciclistas e pedestres. Dentro dos hospitais, as normas continuam valendo.
Com o objetivo de estabelecer diretrizes para o controle de acesso e organização geral dos estacionamentos do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Rede Ebserh, foi criada a norma operacional NO.USG.005, que está em vigor desde janeiro de 2024.
A norma é aplicável a todos os Empregados Públicos da Ebserh, Servidores da UFMS, Servidores formalmente cedidos para trabalho noHumap-UFMS, Preceptores dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da UFMS e Residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional, que fazem uso do estacionamento e aos demais colaboradores responsáveis pela organização do espaço.
O documento foi divulgado em forma de cartaz, email institucional e papel de parede dos PC´s profissionais.
No entanto, mesmo com a norma validada e a campanha, ainda é comum encontrar infrações como carros sem identificação estacionados em vagas para deficientes ou idosos, em cima de calçadas, rampas, faixa de pedestres, ocupando duas vagas ou trancando a passagem.
O descumprimento da normativa poderá sujeitar o colaborador ao cancelamento da autorização de uso do estacionamento. Os veículos estacionados em locais impróprios poderão ser denunciados ao serviço de policiamento de trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê multa de R$ 293,47 para quem estacionar em uma vaga de idoso sem ter 60 anos ou mais (e sem o cartão de estacionamento para idoso). Além disso, essa infração gravíssima gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e o veículo pode ser recolhido. A multa é aplicada mesmo se o condutor for deficiente e tiver o cartão exposto no vidro do carro.
A regras existem para que o estacionamento seja mais seguro, eficiente e, sobretudo, mais humanizado, principalmente por se tratar de um hospital, por isso, ignorá-las pode trazer muitos resultados negativos.
A gestão do estacionamento interno do Humap- UFMS está atribuída a Unidade de Serviços Gerais, pode ser contatada em horário comercial pelos fones 3345 – 3435 / 3345 - 3052 ou pelo Whats 3345-3052.
“As notificações estão acontecendo, lembrando que o colaborador que sofrer três notificações dentro do período de 12 meses, terá sua autorização de estacionamento suspensa por 30 dias e já tem funcionário que perdeu o direito com a norma valendo a menos de quatro meses”, explica Icaro Santana Ortiz, Chefe da Unidade de Serviços Gerais.
As leis de trânsito são usadas para regulamentar o trânsito, além de evitar acidentes e outros problemas. Elas dão orientação sobre todo o tipo de coisas que devem ser cumpridas, para quem deseja ter liberdade para estacionar e circular com o seu carro.
“Já melhorou bastante, mas, infelizmente, ainda têm pessoas que não respeitam as regras e estacionam de qualquer jeito, nos locais indevidos, atrapalhando a passagem, dificultando manobrar com os carros. Quando isso acontece, se tira o direito do outro a favor do seu. Espero que os usuários sejam mais conscientes pensando no bem coletivo e não na sua vantagem individual”, conclui um colaborador anônimo.

Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.