Notícias
Gestores do HUJM visitam a construção da obra do novo HU
Na última Terça Feira (24), a primeira equipe de Gestores do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh/MEC), realizaram uma visita técnica para conhecer o novo hospital que está sendo construído localizado no km 16 da rodovia para Santo Antônio do Leverger.
A obra que foi dividida em duas fases. A primeira, cuja ordem de serviço foi assinada em janeiro de 2021, previa a realização de estudos e projetos. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou ordem de serviço e autorizou o Consórcio JL-MBM a dar início à segunda fase da construção do novo Hospital Universitário Júlio Muller: a da execução das obras. Nesse período, foram realizados limpeza do local, laudos estruturais e implantação de todo o canteiro de obras.
Realizada em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a obra está orçada em R$ 207,4 milhões, sendo metade dos recursos próprios do Governo de Mato Grosso, e outra metade da União.
O projeto prevê a construção de oito blocos, com 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais, além de 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, 21 salas para banco de sangue e triagem, explicou o engenheiro fiscal da obra, Adelmo Daniel de Barros. A fase de obras, autorizada, tem previsão contratual para conclusão em outubro de 2024.
“Esta visita foi importante para levar o conhecimento dos gestores o andamento das obras, assim como observar futuramente os fluxos assistenciais que serão organizados no local, além disso, os gestores puderam conhecer um pouco mais desta unidade hospitalar que está sendo construída, sensibilizar a nossa comunidade do HUJM que o novo HU será de extrema importância para SUS do Mato Grosso, no atendimento de seus usuários, e também na formação de nossos alunos de graduação e residentes da UFMT nas diversas áreas da saúde” pontuou o Superintendente substituto e atual Gerente Administrativo do Hospital Universitário Júlio Muller Cassiano Moraes Faleiros.
Breve Histórico
As obras do novo Hospital Universitário Júlio Muller começaram em 2012 e estavam previstas para serem entregues em 2014, antes da Copa do Mundo, quando a unidade serviria de apoio para os visitantes da cidade. Devido ao não cumprimento do cronograma, o contrato com a antiga empresa foi rescindido em 2014, com apenas 9% do projeto executado e a obra permaneceu paralisada desde então.
Em 2019, o Governo do Estado do Mato Grosso decidiu dar continuidade nas obras em conjunto com a UFMT, neste caso o Governo através da SINFRA em parceria com a UFMT assumiu os projetos passando por uma revisão técnica do hospital e culminou na licitação, em maio de 2020, lançada e seu resultado publicado em dezembro, com o consórcio JL-MBM sendo declarado vencedor.
Esta unidade, além de atender a população da baixada cuiabana e o Estado do Mato Grosso, fará parte integrante do SUS, e o novo HU também terá importante papel para a formação acadêmica na área de saúde, junto à comunidade acadêmica da UFMT (fonte do Breve Histórico: www.sinfra.mt.gov.br).