Notícias
LAVANDERIA
Serviço é fundamental para o funcionamento do hospital
Para que um hospital funcione corretamente, além dos profissionais da saúde, são necessários muitos outros trabalhadores, de diversas áreas, também fundamentais para uma boa recepção aos pacientes. Um exemplo disso é a Lavanderia, unidade ligada à Gerência Administrativa. A unidade é responsável pela higienização e manutenção de todas as roupas, lençóis e cobertores utilizados na instituição diariamente.
O trabalho, realizado por 25 funcionários, funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta. “As peças utilizadas são levadas para o setor de Lavanderia, onde é realizada a separação para iniciar o processo de lavagem“, explica Maria de Souza, encarregada da Lavanderia do Hospital Universitário de Brasília.
Após o processo de lavagem, as peças são agrupadas de acordo com cada setor. Já os lençóis passam primeiro pela calandra, máquina utilizada para alisar o tecido, e só então são redistribuídos. “As roupas são todas organizadas, divididas em sacos plásticos e entregues às clínicas pelas camareiras. Todo o processo é bem minucioso”, diz a encarregada. A unidade de Costuraria, setor ligado à Lavanderia, realiza a manutenção e produção de novas peças.
Para Maria, o serviço realizado na Lavanderia é um dos mais importantes do Hospital. “Mesmo muitas pessoas não valorizando esse trabalho, é no setor que tudo tem início. Depende da gente a continuidade de alguns serviços no hospital. Sem o trabalho adequado da unidade, nada poderia funcionar corretamente”, enfatiza.
O superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho, reforça a fala de Maria. “Muitas vezes os pacientes enxergam apenas os profissionais de saúde e esquecem que para um hospital funcionar adequadamente é necessário mais que isso. Para se ter uma ideia, sem a lavanderia não são internados pacientes nem realizados partos ou cirurgias”, afirma.
"O serviço da Lavanderia é extramente necessário para o hospital. Sem ele, toda a assistência ficaria prejudicada. A unidade merece um destaque muito especial, pois além do empenho e dedicação dos trabalhadores, atendemos todas às normas sanitárias exigidas", destaca Hezira Castro, Chefe da Divisão Administrativa.
Em nome de toda a Direção, o superintendente expressa sua gratidão aos profissionais da Lavanderia: “agradecemos todo o empenho dos funcionários da Lavanderia que nos ajudam a manter o hospital funcionando”, conclui.