Notícias
REFERÊNCIA
Representantes da UNAIDS Brasil visitam o HUB e conhecem serviço especializado em HIV/Aids
Brasília (DF) – Como parte da programação do Dezembro Vermelho, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, na segunda-feira (15), representantes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), incluindo delegações internacionais, para uma visita técnica ao Ambulatório de Prevenção ao HIV/Aids da instituição, referência no atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Bruno Kauss, coordenador de Cidades e Sociedade Civil da UNAIDS Brasil, a visita integra a programação do 57º Conselho de Coordenação de Programas da organização, que reúne governos, delegações da sociedade civil e outros atores estratégicos da resposta global ao HIV/Aids. “Esse encontro define, entre outros pontos, as atividades programáticas e a próxima estratégia global de enfrentamento ao HIV/Aids para o período de 2026 a 2031”, explicou.
De acordo com o coordenador, a visita técnica tem como objetivo aproximar os participantes internacionais da realidade dos serviços públicos de saúde no Brasil.“A ideia é que essas pessoas, vindas de várias partes do mundo, possam vivenciar a realidade dos serviços e de instituições estratégicas para a resposta ao HIV/Aids, como o SUS e hospitais universitários, a exemplo do HUB”.
Kauss ressaltou ainda a importância do HUB como parceiro da UNAIDS na rede de cuidado e prevenção. “Além do fluxo da profilaxia pré-exposição (PrEP), o hospital atua no atendimento às pessoas vivendo com HIV, na oferta da profilaxia pós-exposição (PEP), na distribuição de preservativos e em todas as estratégias de prevenção combinada. Aqui também existe um olhar sensível para que não sejam reforçados o preconceito e a discriminação que ainda afetam pessoas vivendo com HIV ou em situação de vulnerabilidade”, reconheceu.
Durante a visita, a comitiva conheceu o funcionamento do serviço e as ações de prevenção, testagem e cuidado integral ofertadas aos usuários do SUS. Foram apresentados a Administração do HUB, onde houve a recepção dos representantes e uma explanação sobre os serviços prestados pelo hospital, o Ambulatório da PrEP, a Sala de Vacinas e a Farmácia Escola, com a apresentação do funcionamento dos atendimentos farmacêuticos oferecidos aos usuários da PrEP.
Serviço Especializado
Segundo a enfermeira Ana Tereza, do Ambulatório de Infectologia do HUB, o serviço especializado em HIV/Aids do hospital oferece atendimento aos usuários do SUS por meio de cinco ambulatórios voltados ao tratamento e acompanhamento de Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV), com funcionamento de segunda a sexta-feira. O acompanhamento é sistematizado e inclui a oferta de exames, apoio psicológico, vacinas e dispensação de medicamentos antirretrovirais.
Já o ambulatório de PrEP funciona uma vez por semana e disponibiliza testagem, consulta médica, exames e dispensação da medicação. “Todo o direcionamento dos atendimentos é realizado por meio de triagem conduzida pela equipe de enfermagem do ambulatório”, afirmou a especialista.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.