Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
HUB se destaca com ‘alta conformidade’ em avaliações nacionais de segurança do paciente
Foto: Karina Zambrana
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi classificado com alta conformidade em duas avaliações importantes para a saúde e segurança do paciente: “Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Diálise – USUR” e “Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde pelos Hospitais com Leitos de UTI”.
As duas avaliações são coordenadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e integram o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025 e atendem ações que visam garantir a segurança do paciente e que previnem e combatem as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).
De acordo com informações repassadas por Gardênia Lustosa, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HUB, ser classificado como Alta Conformidade significa que o serviço prestado pelo hospital age em consonância com o que demandam as legislações e as recomendações sanitárias vigentes. Sendo, portanto, “um reconhecimento técnico de que os processos são executados com responsabilidade, rastreabilidade e foco na segurança do paciente”, informou.
Nesse sentido, a “Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Diálise” verifica mais de 18 indicadores obrigatórios, que envolvem questões, como: estrutura física e tecnológica do serviço; segurança na prescrição, dispensação e administração de medicamentos; e monitoramento da qualidade da água. Por sua vez, a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde pelos Hospitais com Leitos de UTI conta com 21 indicadores.
“Essa é uma avaliação nacional das práticas de segurança, então o Setor de Qualidade, o Núcleo de Segurança do Paciente, o Controle de Infecção que preenche, faz a avaliação dessas práticas, a gente que tem que comprovar todos os protocolos, documentos, ações que estão dentro dos protocolos, comprovar frequências de notificação aos sistemas regulatórios, a gente tem que reportar tudo”, explicou Gardênia. Essas ações são monitoradas pela Vigilância Sanitária do Distrito Federal, por meio da Gerência de Risco em Serviços de Saúde.
Em ritmo de comemoração Gardênia também informou que as duas avaliações recebidas são fruto de “trabalhos coletivos que encontram no serviço humanizado e compromissado a razão de ser”.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh