Notícias
Tratamento
HUB retoma tratamento de braquiterapia para câncer
No início de setembro, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) retomou o serviço de braquiterapia. O tratamento é realizado toda terça-feira à tarde e oferece duas vagas por semana. Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa ser atendido por um médico da rede pública e inserido no sistema de regulação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
O serviço de braquiterapia estava suspenso no HUB desde dezembro de 2021 devido à descontinuidade de produção do equipamento usado para o tratamento. Para retomar os atendimentos, o hospital adquiriu novas fontes radioativas e já trabalha na compra de um novo aparelho, que vai permitir modernizar e ampliar ainda mais o serviço.
Sobre a braquiterapia
A braquiterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que utiliza radiação para reduzir ou eliminar as células cancerígenas. Diferentemente da radioterapia convencional, a braquiterapia é aplicada no local exato que precisa do tratamento, permitindo o uso de altas concentrações de radiação sem prejudicar as células saudáveis. Com isso, o risco de efeitos colaterais comuns, como cansaço, vermelhidão, ressecamento, irritação na pele e queda de cabelo, diminui. No HUB, a braquiterapia é realizada para o tratamento de câncer ginecológico.