Notícias
prevenção
HUB atualiza regras de proteção contra covid-19
O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) publicou ofício-circular atualizando as regras de proteção contra covid-19. Para todos os públicos, o uso de máscara permanece obrigatório, bem como o distanciamento social e a higienização com frequência das mãos e de objetos pessoais. O Hospital recomenda ainda que todos façam o esquema vacinal completo. Visitas estão proibidas e a presença de acompanhante só ocorrerá nos casos previstos em lei.
Diante da mudança do quadro de sintomas que caracterizam a doença, o HUB dispensou a obrigatoriedade da aferição de temperatura, nos portões. Mas proíbe o acesso de acompanhante com sintomas respiratórios, que esteja com suspeita de estar com covid-19 ou que tenha testado positivo para a doença. Todos os pacientes e acompanhantes serão questionados sobre sintomas gripais.
Nos casos em que não haja evidências claras de instabilidade, o paciente deve ser orientado a permanecer em isolamento domiciliar e, se for o caso, procurar a UBS mais próxima para realização de teste. Já nas situações em que ocorram clara instabilidade (dispneia, batimento de asas de nariz, alteração do nível de consciência, incapacidade de se manter de pé, dentre outras), o profissional deve solicitar à Unidade de Gestão de Leitos uma vaga de internação, de acordo com a complexidade do caso.
Confraternizações entre funcionários, pacientes ou acompanhantes estão proibidas, bem como o manuseio de alimentos manipulados no interior do hospital. Só são permitidas comidas industrializadas e acondicionadas em embalagem plástica. Deve-se priorizar a desinfecção dos postos de trabalho e, sempre que possível, a ventilação natural. Atividades de voluntários estão autorizadas, desde que seguindo todas as regras estabelecidas.