Notícias
DIA DO NUTRICIONISTA
Unidade de Nutrição Clínica realiza NutriAção
Em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado na última quarta-feira (31/8), a equipe da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital das Clínicas da UFG realizou um dia inteiro de atividades voltadas para o tema Nutrição. O evento, que recebeu o nome de NutriAção, se destinou aos profissionais, estudantes e acompanhantes de pacientes do HC, que participaram de palestras, oficinas de arte culinária, preparo de receitas saudáveis e avaliação da composição corporal.
A abertura do evento foi realizada às 09 horas, no hall de entrada do HC, pela chefe da Unidade de Nutrição Clínica, Ana Paula Perillo, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo serviço de Nutrição no HC e parabenizou os profissionais pelo seu dia, especialmente, as nutricionistas e residentes do serviço. “Acredito que somos uma família e que estamos vivendo um tempo novo, de equilíbrio e de harmonia. Eu tenho um imenso prazer em liderar essa equipe, em servir os nossos pacientes”, afirmou Ana Paula.
O momento contou com a presença da gerente administrativa do HC, Márcia Yassunaga, da gerente de Enfermagem, Cláudia de Paula Guimarães, e da gerente de Atenção à Saúde, Alexandrina Nogueira Adorno, que elogiou o trabalho desenvolvido pela Unidade de Nutrição Clínica do HC. “Quero destacar o compromisso da equipe de Nutrição que promove a humanização no atendimento ao paciente e, ao mesmo tempo, trabalha em parceria com a direção do hospital, desenvolvendo um serviço com responsabilidade e colaborando para o ajuste de despesas”, ressaltou Alexandrina. Em seguida, um café da manhã foi servido aos participantes do evento feito com receitas saudáveis.
Após a abertura, os inscritos no NutriAção participaram das palestras, que foram realizadas no auditório do Serviço de Dermatologia e na sala de Treinamento; das Oficinas de Arte Culinária, realizadas no Laboratório de Técnica Dietética, na Faculdade de Nutrição (FANUT) e as Avaliações da Composição Corporal, realizadas na Unidade de Nutrição Clínica do HC.
As palestras abordaram temas que hoje são muito discutidos na mídia e nas redes sociais. Na palestra Intolerâncias e Alergias Alimentares, as nutricionistas mostraram a diferença entre as alergias e as intolerâncias alimentares, esclareceram dúvidas sobre os principais componentes presentes nos alimentos que causam alergias e intolerâncias, como a lactose, frutose e a sacarose. O glúten, presente no trigo, é um componente que pode levar à doença celíaca, uma resposta autoimune do intestino à ingestão do glúten e que provoca uma alteração na mucosa intestinal. Os nutricionistas alertaram que se evite fazer refeições fora de casa, que a pessoa observe os rótulos dos alimentos para verificar se nele contém algum componente que provoca a alergia ou intolerância e, antes de começar uma dieta, que ela procure um profissional para fazer um acompanhamento.
Na palestra “O que comer no pré treino para perfomance e emagrecimento”, as nutricionistas destacaram que a refeição realizada antes do treino ou da atividade física deve ser planejada de forma que forneça energia para a realização do exercício, evite hipoglicemia e a fadiga mental e preserve a massa muscular. Em relação aos suplementos, as nutricionistas alertaram que eles são mais práticos para o consumo e permitem uma digestão mais rápida, porém não devem ser utilizados para substituir a alimentação, devendo somente suprir o que faltar de vitaminas e proteínas na dieta. “Devemos pensar na alimentação como forma de se livrar do stress. Deve haver um equilíbrio entre o que é saudável e o que é prático”, ressaltou a nutricionista Maria Izabel Taboada.
Outros temas discutidos nas palestras foram “Desmistificando a Nutrição funcional: o suco verde é a solução de todos os problemas?” e “Da alimentação da gestante às comidinhas do bebê”. A nutricionista Renata Gomes de Castro Abadio falou sobre compostos bioativos dos Alimentos e citou as funções dos principais alimentos presentes no famoso “suco detox”.
As pessoas que se inscreveram para o NutriAção participaram também da Avaliação da Composição Corporal, que foi realizada por meio de dois métodos: Dobras Cutâneas e Bioimpedância. Sessenta e quatro pessoas se inscreveram para fazer a avaliação e passaram por triagem para saber qual seria o método mais adequado para a sua avaliação. Pessoas com IMC maior foram encaminhadas para o exame de Bioimpedância, enquanto pessoas com IMC menor foram avaliadas pelo método de Dobras Cutâneas. Nos dois métodos, é possível medir a quantidade de gordura no organismo, em quilos e em porcentagem; a quantidade de massa magra, em quilos e em porcentagem, e o percentual de água. No método de Bioimpedância, o próprio aparelho de bioimpedância faz o cálculo da composição corporal, considerando o sexo, idade e nível de atividade física de cada pessoa.
No Laboratório de Técnica Dietética, da Faculdade de Nutrição da UFG, foram realizadas as oficinas de arte culinária, nas quais as nutricionistas ensinaram receitas para uma culinária saudável e funcional.
Para a chefe da Unidade de Nutrição Clínica, Ana Paula Perillo, a conclusão do evento foi gratificante, pois ele foi realizado com muito compromisso por toda a equipe do serviço, que é composta por nutricionistas e residentes.