Notícias
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
HC-UFG promove rodas de conversa sobre gestão do estresse com profissionais de Enfermagem
GOIÂNIA (GO) – A Gerência Administrativa do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HC-UFG/Ebserh), por meio da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), promoveu, neste mês de julho, rodas de conversa com os profissionais de Enfermagem da instituição, envolvendo enfermeiros e técnicos. A iniciativa, desenvolvida pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) em parceria com a Comissão de Saúde Mental, tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do gerenciamento e controle do estresse.
“São oferecidas ferramentas para o manejo do estresse. Com isso, busca-se proporcionar um ambiente mais positivo, produtivo e equilibrado, contribuindo para a redução do índice de absenteísmo na Enfermagem”, acrescentou a chefe da UDP, Renata Silva Machado de Moura. Segundo ela, foram três encontros desde o dia 11 de julho e já estão programadas novas rodas de conversa para toda sexta-feira até o mês de dezembro.
A realização Roda de Conversa – Gestão do Estresse como Fator de Promoção da Saúde Mental está inserida no contexto do projeto Acolhe Ebserh, como mais uma forma de apoio para os profissionais da instituição e a ideia é ampliar o raio de ação desta iniciativa. “As rodas começaram pela Unidade de Apoio à Gestão da Enfermagem, contemplando os turnos diurnos e noturnos, e se estenderão as outras unidades que possuem profissionais de enfermagem”, afirmou.
“Com isso, esperamos estimular reflexões com o objetivo de estimular a autoconsciência e o autoconhecimento, contribuindo para a promoção da saúde mental dos profissionais de Enfermagem e impactando positivamente na execução de suas atividades no ambiente hospitalar”, afirmou. Segundo ela, além de participar do projeto Acolhe Ebserh, o HC promove rodas de conversa e palestras com temáticas voltadas para a saúde mental.
O chefe da Unidade de Saúde Mental, Jander Vinicius Vieira, considera que "essa iniciativa institucional de criar espaços dialógicos de cuidado em saúde mental voltados especificamente para as demandas dos profissionais de Enfermagem representa um marco na produção de espaços de trabalho saudáveis e protegidos, garantindo que esses homens e mulheres que cuidam todos os dias de pessoas também recebam cuidado. É um prazer enorme como Enfermeiro fazer parte dessa iniciativa!"
Para a psicóloga organizacional Leidiane Amaral Ramos, que conduziu as rodas de conversa, tem sido muito gratificante e rico conversar com os profissionais da enfermagem. “Sabemos da importância de escutar quem está na linha de frente dos atendimentos e cuidados ao paciente e a necessidade de ofertar reflexões sobre o autocuidado e saúde mental. Considero imprescindível cuidar de quem cuida!”
Para a Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do HC-UFG, Deborah Ferreira, a adoção de ações que visem mitigar o absenteísmo, com foco na saúde mental, é essencial para promover um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável. “Estratégias como programas de apoio psicológico, promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional e incentivo à escuta ativa são fundamentais para reduzir o estresse, a ansiedade e o esgotamento (burnout)”, acrescentou.
Ainda segundo Deborah Ferreira, “investir na saúde mental da equipe de enfermagem não apenas reduz o absenteísmo, como também melhora o clima organizacional, a produtividade e a qualidade do cuidado oferecido, beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes”.
O projeto Acolhe é uma iniciativa da Ebserh, com o objetivo de promover cuidado com a saúde mental dos trabalhadores dos hospitais universitários. A iniciativa tem como objetivo trazer o acolhimento e a escuta qualificada por meio de atendimento psicológico para os colaboradores.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.