Notícias
GESTÃO
HC-UFG promove capacitação na plataforma Power BI e avança na gestão baseada em dados
Capacitação integra as ações estratégicas do setor para o aprimoramento da análise de dados
Goiânia (GO) - O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) realizou capacitação na plataforma de análise de dados Power BI voltada à equipe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd), com o objetivo de fortalecer a governança digital e modernizar os processos de gestão. O curso foi ministrado pelo chefe do setor, Alessandro Fonseca, e abordou desde conceitos fundamentais de visualização de dados até práticas avançadas de modelagem, construção de painéis interativos e análise orientada por indicadores. O HC-UFG é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A iniciativa é uma das que integram as ações estratégicas do setor para o aprimoramento da análise de dados e já apresenta resultados concretos, como o desenvolvimento do projeto institucional “Gestão do Setisd à Vista”. A ferramenta utilizada, o Power BI, tem como característica transformar informações complexas de diversas fontes em relatórios e painéis interativos e visuais, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas.
“A formação teve como objetivo ampliar a capacidade técnica da equipe para transformar dados operacionais em informações estratégicas, qualificando o suporte à tomada de decisão. Trabalhar com dados de forma estruturada é fundamental para um hospital universitário. A capacitação fortalece a cultura de gestão baseada em evidências e contribui diretamente para a melhoria dos serviços”, explica Alessandro Fonseca.
Durante a capacitação, os profissionais aprofundaram conhecimentos na elaboração de relatórios dinâmicos, integração de múltiplas fontes de dados, criação de indicadores de desempenho (KPIs), automação de processos de monitoramento e desenvolvimento de painéis visuais intuitivos. “Isso tudo contribui para a padronização das informações, redução de retrabalho e fortalecimento da governança e da prestação de contas”, comenta Alessandro Fonseca.
De acordo com o gestor do Setisd, os impactos da qualificação já podem ser notados na rotina do hospital, com mais agilidade na geração de relatórios, maior transparência na visualização de demandas e fluxos internos, monitoramento contínuo de indicadores estratégicos de TI e facilidade na identificação de gargalos e oportunidades de melhoria num setor tão estratégico para o HC-UFG.
Gestão à vista
Como desdobramento direto dessa capacitação, a equipe desenvolveu o projeto “Gestão do Setisd à Vista”, em fase de implementação institucional. Alinhada às diretrizes nacionais de transformação digital, segurança da informação e eficiência administrativa adotadas pelo HC-UFG, a iniciativa pretende criar um ambiente integrado de painéis visuais para consolidar dados estratégicos do setor, ampliando o acesso às informações e qualificando o acompanhamento das atividades.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh