Notícias
INOVAÇÃO
HC-UFG conclui a 1ª fase do projeto de modernização e reestruturação da rede Wi-Fi
Goiânia (GO) - O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) concluiu a primeira etapa do projeto de modernização e reestruturação da rede Wi-Fi no Edifício da Internação do HC. Nomeado como HC-Connect, o projeto marca um avanço na atualização da infraestrutura tecnológica da instituição e foi executado pelo Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd), com apoio da Superintendência, da Gerência Administrativa e do Setor de Infraestrutura Física. O HC-UFG é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O projeto tem como missão solucionar problemas antigos, como baixa cobertura, uso de equipamentos defasados e gestão fragmentada da rede, fatores que impactavam diretamente o atendimento e a rotina assistencial. Nessa fase inicial, foram instalados 71 pontos de acesso (APs) distribuídos em pontos estratégicos por todos os andares, garantindo conectividade contínua em leitos, corredores, salas de procedimento e áreas administrativas.
Avanços na assistência e na gestão
De acordo com os gestores do Setisd, a modernização proporciona ganhos diretos para profissionais, pacientes e para a administração. “Os novos equipamentos permitem maior desempenho em ambientes de alta densidade de dispositivos e são essenciais para a transmissão de exames de imagem, acesso ao prontuário eletrônico e operação de dispositivos conectados”, explica o chefe do Setisd, Alessandro Fonseca.
A rede também passa a ser gerenciada de forma centralizada, aumentando a segurança, a estabilidade e possibilitando políticas específicas para diferentes públicos, como pacientes, visitantes e equipes assistenciais. Para usuários internados e acompanhantes, a melhoria deve refletir em acesso mais estável a serviços de entretenimento, comunicação e informações hospitalares.
“Essa nova estrutura prepara o HC-UFG para projetos futuros em saúde digital, como Internet das Coisas Médicas (IoMT), expansão da telemedicina e uso de soluções baseadas em Inteligência Artificial”, comenta o chefe da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados (Usid), Fernando Guimarães.
Compromisso com a Inovação
O HC-Connect reforça o compromisso do HC-UFG com a modernização e com a melhoria contínua do serviço público. “Essa rede é a espinha dorsal que possibilitará a adoção de tecnologias transformadoras, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população”, afirma o chefe da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação (Uisti), Johnathan Lopes.
A gestão do Setisd aponta ainda que a redução de falhas e a gestão otimizada vão liberar a equipe de TI para iniciativas mais estratégicas. Além disso, os novos equipamentos oferecem uma maior eficiência energética, contribuindo para a sustentabilidade do HC-UFG.
REDE EBSERH
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social