Notícias

"Eu sempre quis estar aqui, cuidando de todos como se estivesse cuidando de minha mãe"

Vejo a alegria e a emoção nos olhos e nos relatos das pessoas e não consigo deixar de me emocionar também
Publicado em 11/02/2021 11h13
11022021 relatos hu-ufsc.jpeg

Eu sempre quis estar na área de saúde, sempre quis aprender nesta área para cuidar da minha mãe, que era cardíaca e precisava de cuidados. Quando eu estava na prefeitura, antes de vir para o Hospital Universitário (HU-UFSC/Ebserh/MEC), ela era muito doente e eu quis aprender para cuidar dela. E acho que é por isso que eu sempre quero aprender mais, para cuidar das pessoas e de minha mãe.

Eu sou Ausinete Franz Steinbach, auxiliar de enfermagem do HU. Eu trabalhava em posto de saúde da pela prefeitura de Florianópolis e entrei aqui no dia 19 de julho de 1988, depois de participar do primeiro curso de Auxiliar de Enfermagem no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC), organizado em parceria entre a prefeitura e a universidade. Entrei para o HU logo após o curso e aqui estou.

No começo, fui chamada para trabalhar no quarto andar, onde eram atendidas as mulheres (os homens ficavam no terceiro andar). Na época, houve uma mudança e eu me mudei para a Emergência, onde fiquei quatro meses. Abriu uma vaga no Ambulatório de Pediatria, fui avaliada, passei e me chamaram e ali eu comecei meu trabalho com imunização, com vacina. Hoje, as pessoas me têm como referência na área de vacinação, que é uma atividade que eu amo demais.

Agora estamos nesta grande campanha de vacinação contra a Covid. Após o primeiro dia de vacinação, eu nem dormi de tão emocionada. Vejo a alegria e a emoção nos olhos e nos relatos das pessoas e não consigo deixar de me emocionar também. Vacinar é dar amor, dar saúde. Vacina é uma base para a saúde, um escudo.

Acho que para trabalhar nesta área tem que ser sempre assim, com emoção, porque para trabalhar com saúde tem que ter um coração bom. Para trabalhar com saúde tem que amar, querer ajudar e se doar. Eu me sinto muito bem fazendo o que faço e sempre quis estar aqui. Cuidando de todos como se estivesse cuidando de minha mãe.

Ausinete Franz Steinbach

Auxiliar de enfermagem do HU-UFSC/Ebserh

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde - SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSC