Relatos e Historias

“O HUB foi um divisor de águas na minha vida “

Publicado em 08/01/2021 15h38
08012021 minha história hub.jfif

Descobri que tinha uma doença renal crônica na semana da minha formatura como biomédica, em 2019. Cancelei os planos de morar em São Paulo para trabalhar e continuar estudando e dei início às sessões de hemodiálise. Os médicos disseram que teria que fazer um transplante renal e minha mãe se ofereceu para ser a doadora. 

Meu primeiro contato com o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) foi em uma reunião com a equipe do transplante e gostei muito. Durante todo o processo, eles me ajudaram em tudo, os profissionais são muito qualificados e competentes. Já em 2020, durante a pandemia, o transplante foi marcado e eu estava com medo, não queria fazer por causa do coronavírus, não queria esse risco para mim nem para minha mãe. A equipe conversou comigo, todos foram muito abertos e verdadeiros, me passaram uma confiança muito grande e decidi fazer. 

Fiz a cirurgia no dia 7 de outubro e fiquei nove dias internada. Não tenho o que falar da equipe, foram todos muito importantes na minha jornada. Fomos muito bem recebidas no pré-operatório, das meninas da limpeza até os médicos, técnicos, enfermeiros, todos muito especiais e humanos. 

O HUB foi um divisor de águas na minha vida. Foi a escolha de Deus e a melhor escolha que eu poderia fazer. Sei que sempre vou manter o tratamento lá e que estou em boas mãos. O HUB é a minha casa, nesses primeiros três meses estou lá duas vezes por semana fazendo exames e acompanhamento médico. Sou muito privilegiada, não esperava tamanho cuidado. Só tenho a agradecer.” 

Júlia Rocha de Sousa, 22 anos - biomédica

Sobre a Ebserh

Desde 2013, o HUB-UnB é filiado à Rede Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.