Notícias
APRIMORAMENTO
Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas do Paraná realiza curso internacional
Curitiba (PR) - Nos dias 10 e 11 de novembro, o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), sediou o Curso Internacional Stone Institute. O evento é um treinamento avançado do urologista em tratamento cirúrgico dos cálculos renais por meio de cirurgia minimamente invasiva.
Foram realizadas duas cirurgias transmitidas ao vivo para o Serviço de Urologia, o que permitiu que todos os 28 alunos - médicos urologistas e residentes - assistissem em tempo real os procedimentos, além de poderem interagir diretamente com o professor-cirurgião com perguntas sobre a técnica e o equipamento utilizados.
“Os cálculos são visualizados no interior do rim e pulverizados totalmente por meio de holmium-laser. A fragmentação e destruição do cálculo ocorre sob visão direta, obtendo-se assim um excelente resultado pós-operatório”, ressaltou Luiz Sérgio Santos, coordenador do evento e chefe do Serviço de Urologia do CHC.
Chamada popularmente de “pedra no rim” ou cálculo renal, a urolitíase foi tratada de maneira tão pouca agressiva que os dois pacientes receberam alta no domingo, dia seguinte aos procedimentos. “O acesso ao rim se faz por via endoscópica permitindo tratar cálculos renais e ureterais com baixa invasibilidade. Isso permite uma rápida recuperação pós-operatória e baixa morbidade para o paciente”, explicou o médico.
Stone Institute
É um centro de pesquisas e treinamento da Endourological Society sediada em Nova York - EUA. O evento realizado no HC, desenvolvido em parceria com a Boston Scientific - empresa mundial que desenvolve equipamentos cirúrgicos para várias áreas da medicina -, é o mesmo curso realizado em algumas cidades do mundo. Curitiba foi uma das poucas cidades escolhidas como sede no Brasil.
“O curso é direcionado para treinamento em ureteroscopia flexível com equipamento digital de última geração para tratamento de cálculos renais”, finalizou Luiz Sérgio.
Sobre a Ebserh
Desde outubro de 2014, o CHC-UFPR é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do CHC-UFPR