Galeria de Imagens
FORTALECIMENTO
Obras e alinhamento de estratégias pautam visita institucional ao Hospital da Rede Ebserh em Araguaína (TO)
Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT/UFNT) recebeu, nesta quinta-feira (05), a visita institucional do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. A agenda teve como objetivo conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da unidade, além de dialogar sobre os principais desafios e alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento da assistência à saúde prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A visita reforçou o relacionamento entre a Ebserh e o HDT, promovendo o aprimoramento da rede de hospitais universitários federais e a cooperação mútua entre as equipes, com foco na qualificação dos serviços, na melhoria dos fluxos assistenciais e no apoio à gestão hospitalar.
O presidente da Ebserh foi recebido pelo superintendente do HDT, Missael Araujo de Lima, e pela equipe de governança do hospital, composta pela gerente de Atenção à Saúde, Andrielly Gomes, pela gerente de Ensino e Pesquisa, Danielle Barros, e pelo gerente Administrativo, Pedro Bezerra, além de gestores e profissionais de diferentes áreas da unidade.
Durante a agenda institucional, Chioro percorreu diferentes setores do HDT, com início pelo ambulatório, seguindo pelo Hospital Dia, farmácia, corredores assistenciais, centro cirúrgico e demais áreas. O roteiro incluiu ainda a apresentação da área de obras e expansão, com destaque para o projeto de construção da nova UTI com 10 leitos, além da visita à Ala D. A programação foi encerrada na Sala de Videoconferência, com breve fala da superintendência, exibição de vídeo institucional e manifestação do presidente da Ebserh, seguida de um momento de confraternização entre os participantes.
Ao comentar sobre a agenda institucional, o superintendente do HDT destacou a relevância da visita para o fortalecimento da gestão e o avanço de projetos estratégicos da unidade. De acordo com ele, a visita representa um momento importante de alinhamento institucional e fortalecimento da gestão local. “A presença do presidente da Ebserh no HDT reforça o compromisso da Rede com o desenvolvimento do hospital. Esse diálogo direto contribui para avançarmos em projetos estruturantes, aprimorar processos assistenciais e garantir melhores condições de trabalho para as equipes e de atendimento para os usuários do SUS”, afirmou Missael.
Arthur Chioro avaliou a visita como muito produtiva e destacou a importância de conhecer o HDT de perto. Segundo ele, o encontro permitiu ouvir gestores, equipes e lideranças sindicais, além de alinhar estratégias para a melhoria e ampliação dos serviços. O presidente ressaltou que, apesar de ser a menor unidade da Rede Ebserh, o hospital tem um papel estratégico para o SUS na região Norte do Tocantins e que o trabalho conjunto vai fortalecer a capacidade de atendimento e qualificar as atividades de assistência, ensino, pesquisa e inovação desenvolvidas no HDT.
O HDT é um hospital de média e alta complexidade, 100% SUS, referência no atendimento a doenças infecciosas e parasitárias, com atuação estratégica para a região Norte do Tocantins e áreas vizinhas do Pará e Maranhão. Vinculado à Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e gerido pela Ebserh, o hospital também cumpre papel fundamental na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Sobre a Ebserh
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Por Alexsandra Jácome, com edição de Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh