Séries Especiais
Série balanço HU-UFRR
Quadro funcional do Hospital Universitário de Roraima começa a ser reforçado
Boa Vista (RR) – Os 35 primeiros empregados do Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR) foram contratados em janeiro de 2025 (edital 01/2023), oriundos da lista regional do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra a unidade hospitalar. Essa é a terceira matéria da série especial que mostra os avanços do HU-UFRR desde que aderiu à Rede Ebserh.
Eles participaram de apresentações sobre o estado, a Universidade, o cenário atual do Hospital e perspectivas futuras, além de um programa de capacitação de três semanas, sendo a primeira dedicada à saúde indígena, incluindo conversa com lideranças indígenas. As duas semanas seguintes abordaram práticas assistenciais e processos administrativos hospitalares.
“Novos profissionais de diversas especialidades devem ser convocados ainda em fevereiro e se juntarão aos aprovados no concurso nacional da Ebserh – edital 01/2024, certame que está em andamento para agregar ao quadro de empregados, tornando-o suficiente para o atendimento à população”, ressalta Denise.
A Ebserh também está conduzindo processos seletivos simplificados para alguns cargos com necessidade imediata. É o caso da contratação temporária de médicos em diversas especialidades e de técnicos de enfermagem. Caso seja necessário, poderão ser realizados outros processos seletivos simplificados ao longo do primeiro semestre de 2025.
Acesse a primeira matéria da série que aborda infraestrutura e a segunda matéria da série que aborda ensino, pesquisa e inovação.
HU-UFRR e Ebserh
O HU-UFRR faz parte da Rede Ebserh desde 2024. Atualmente, os serviços de saúde oferecidos no HU-UFRR estão sendo prestados pela Secretaria de Saúde do Estado de Roraima, enquanto a gestão administrativa e o planejamento de obras estão sob responsabilidade da Ebserh. A transição da governança do HU-UFRR do Governo de Roraima para a Ebserh ocorrerá de forma gradual com previsão de conclusão para maio de 2025.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh