Notícias
Enare/Enamed
Provas do Enare e Enamed reuniram mais de 134 mil candidatos no último domingo (19)
Foram mais de 45 mil participantes presentes para o Enare e 88 mil para o Enamed. Imagem ilustrativa: Freepik.
Brasília (DF) – O Exame Nacional de Residência (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram aplicados neste domingo (19). Foram mais de 45 mil participantes presentes no Enare e 88 mil no Enamed.
O gabarito preliminar do Enare será divulgado no dia 21 de outubro, com o período para recurso entre 22 e 23 do mesmo mês. Os gabaritos definitivos serão disponibilizados no dia 24 de novembro e o resultado final da prova objetiva em 5 de dezembro. O período de escolha para admissão, convocação e matrícula dos candidatos nas instituições começa a partir de 22 de janeiro de 2026.
No caso do Enamed, o gabarito preliminar será disponibilizado no dia 22 de outubro, sendo aceitos os pedidos de recurso enviados até 27/10. Serão divulgados os resultados finais no dia 5 de dezembro.
Para mais informações sobre as etapas do Enare e Enamed, acesse os editais dos certames:
Saiba mais a respeito dos processos seletivos nas páginas dedicadas:
Sobre os exames
O Exame Nacional de Residência é um processo seletivo realizado pela Ebserh em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para candidatos que tem interesse em ingressar em Programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. O objetivo é democratizar acesso às áreas de residência médica e otimizar a ocupação de vagas.
Uma novidade desta edição foi a integração do Enare com o Enamed. O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica trata-se de exame obrigatório para todos os concluintes do curso de medicina e pode substituir o Enare para os programas de residência médica de acesso direto.
Profissionais médicos já formados podem se inscrever no Enamed caso tenham interesse em utilizar os resultados no Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Para isso, é necessário se inscrever no Exame Nacional de Residência e pagar uma taxa de inscrição, exceto para casos de isenções previstos no edital do candidato.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh