Notícias
CERTAME 2025
Provas do concurso da Ebserh serão neste domingo (16) e locais das provas já estão disponíveis
O processo seletivo oferta 545 vagas imediatas e cadastro reserva para os 45 hospitais da rede e a administração central. Imagem: Arquivo Ebserh
Brasília (DF) – Os locais de realização das provas do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estão disponíveis para consulta dos candidatos no site da banca organizadora. O certame será realizado neste domingo (16), nos 26 estados do país, na cidade de escolha do candidato no ato da inscrição.
Os portões de todas as unidades de aplicação serão fechados trinta minutos antes do início das provas: às 7h30min no turno da manhã; e às 14h30min no turno da tarde, observando o horário oficial de Brasília/DF.
Concurso
O edital foi publicado em dezembro, com 545 vagas imediatas e cadastro reserva para os 45 hospitais da rede e a administração central. São 198 vagas na área médica, 330 vagas na área assistencial e 17 vagas na área administrativa. Com abrangência nacional, o concurso está dividido em seis macrorregiões, conforme mapa abaixo. A vigência é de um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período.
O novo certame é essencial para que a estatal siga cumprindo com o compromisso de oferecer saúde, ensino e pesquisa nos hospitais universitários federais, já que diversas listas do atual concurso estão esgotadas.
Os editais também reservam algumas vagas para públicos específicos, conforme critérios definidos por lei. 20% das vagas são para pessoas pretas e pardas (PPP), o que corresponde a 109 vagas, e 3% são para os indígenas, o equivalente a 17 vagas. No caso das pessoas com deficiência, a Ebserh celebrou um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e aumentou de 5% para 10% a quantidade de vagas reservadas para esse público, que nesse concurso equivale a 55 vagas.
No dia 9 de dezembro, a Ebserh realizou o sorteio das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD), pretas e indígenas referentes ao concurso público nº 01/2024. O sorteio foi feito durante uma sessão pública, transmitida ao vivo pelo Youtube, e conduzida por representantes da Comissão Organizadora do concurso e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da estatal. O objetivo é assegurar o preenchimento das vagas reservadas por lei.
Cadastro reserva
O candidato aprovado fora do número de vagas previstas no edital não tem direito subjetivo à nomeação. No entanto, ele pode fazer parte do cadastro reserva, que permite a contratação caso surja uma vaga dentro da validade do concurso. No caso deste certame, os candidatos que estiverem no cadastro reserva, farão parte de uma lista por unidade hospitalar. Caso essa lista acabe, poderão ser convocados os aprovados dentro da mesma macrorregião.
“A vaga imediata gera obrigação de contratação durante a vigência do concurso. Já o cadastro reserva torna o aprovado habilitado para uma eventual convocação conforme a necessidade institucional, podendo acontecer ou não durante a validade do concurso”, explica a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Gouvêa.

Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh