Notícias
BELLY MAPPING
Novo método sobre a posiçao do bebê na gestante é usado no hospital de Vitória
Vitória (ES) – A posição de um bebê pode fazer toda a diferença durante o parto e nascimento. Pensando nisso, o Hospital Cassiano Antonio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), referência em gravidez de alto risco, adotou uma novidade artistica para as futuras mamães: o Belly Mapping.
A técnica consite em desenhar o bebê na barriga da mãe, mostrando sua real posição, com o intuito de ajudar as mulheres grávidas a descobrir a posição do bebê no útero, buscando três prioridades: trabalhar o psicológico das grávidas internadas por um maior período, principalmente as primigestas; combater a ociosidade e a ansiedade; e dar maior conhecimento sobre a atual posição do bebê dentro da barriga da mãe.
A enfermeira acadêmica do último ano do Hucam, Larissa Lobo, iniciou o método nesta semana com resultados positivos. Com pincel e tintas, foi até a enfermaria 105 do Hucam, local onde estão as gestantes em tratamento, e realizou várias pinturas nas barrigas das grávidas. A arte ajudou, inclusive, a matar a curiosidade das gestantes. Segundo a enfermeira, a barriga da gestante serve de tela enquanto o bebê não chega, o que reforça a ligação entre mãe e filho.
"Como doula [assistente de parto], eu já fazia esse trabalho com as gestantes que eu acompanhava. Vi o quanto isso as deixava animadas para a chegada do bebê. Quando vim para a maternidade, passei a fazer o mesmo com as gestantes que aguardam o momento do parto. Elas ficam muito tempo sozinhas, e o ato de pintar a barriga mostrando como o bebê está distrai e anima, criando expectativa para a chegada do filho", destacou Larissa Dantas.
Uma das mães beneficiadas pelo projeto, Karine Lima, 30 anos, está com 33 semanas e seis dias de gestação. Ela declarou que amou a experiência com o Belly Mapping. "Esse projeto é muito bom. A gente fica isolada e pintar a barriga mostrando o jeito que nosso bebê está nos deixa mais animada, com expectativa para ver o rostinho dele. As mães que chegam aqui e sabem do projeto logo pedem para terem a barriga pintada também", avaliou.
Melhor posição
A posição ideal para um bebê estar em trabalho de parto e parto é anterior - o que significa que a cabeça do bebê está voltada para baixo. Quando um bebê é posterior - cabeça voltada para cima - o trabalho pode ser mais desafiador e, às vezes, pode significar um parto vaginal assistido ou mesmo uma cesariana.
Sobre a Ebserh
Desde abril de 2013, o Hucam-Ufes é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do Hucam-Ufes