Notícias
HOSPITAL DE CLÍNICAS
Novo aparelho de litotripsia expandirá os atendimentos de cálculos renais
Curitiba (PR) – Para tratar pacientes portadores de cálculos renais, ureterais e de bexiga, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal Paraná, que integra o Complexo Hospital de Clínicas (CHC-UFPR), recebeu o aparelho de Litotripsia Extracorpórea por Onda de Choque (Leco). O equipamento, que custou R$ 1,1 milhão, foi adquirido pelos Amigos do HC – por meio de parceria com a iniciativa privada – e já está instalado na unidade.
O tratamento é realizado em regime ambulatorial, sem necessidade de internação. “O princípio básico da Leco é a emissão de ondas de choque através da pele que são direcionadas até o cálculo sob controle por Raio X ou ultrassonografia levando a fragmentação da pedra em pequenas partes que serão eliminadas espontaneamente pela urina”, explicou Luiz Sergio Santos.
Devido a aquisição deste equipamento, o hospital expandirá os atendimentos em 700%. Ou seja, passarão dos atuais 15 exames para 160 por mês. O paciente recebe alta poucas horas após o procedimento. “Além de beneficiar diretamente os pacientes, auxiliará também no aumento de recursos destinados para o HC”, destacou a superintendente da unidade filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Claudete Reggiani.
Após a aquisição do Leco, o Hospital de Clínicas passará a receber quase dez vezes mais nessa especialidade, devido à nova contratualização com a Secretaria de Saúde de Curitiba.
Sobre a Ebserh
Desde outubro de 2014, o CHC-UFPR é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do CHC-UFPR