Galeria de Imagens
Dia E
Mutirão mobilizou HC-UFU/Ebserh com mais de 300 atendimentos pelo SUS
Uberlândia (MG) – Neste sábado (5 de julho), aconteceu o Dia E, um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou mais de 300 procedimentos, envolvendo mais de 150 profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de garantir consultas, exames e cirurgias de diferentes especialidades e dar mais celeridade às filas do Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento humanizado.
“Mutirões como esse impactam diretamente os pacientes e familiares, promovendo mais saúde e qualidade de vida. Para que os pacientes sejam atendidos com excelência, profissionais de diferentes áreas se empenharam na acolhida e atendimento no nosso Dia E”, explicou o superintendente do HC-UFU/Ebserh, André Luiz de Oliveira.
Os procedimentos realizados no HC-UFU foram: 31 cirurgias e 301 procedimentos diversos, incluindo a realização de tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma e eletrocardiograma. Dentre as especialidades atendidas estão a cirurgia geral, plástica, oncológica e vascular. Vale ressaltar que o número poderia ser bem maior, devido ao índice de ausências. Estavam previstos mais de 400 atendimentos, porém alguns pacientes faltaram ao agendamento.
Esforço nacional
Nos 45 hospitais universitários federais geridos pela Rede Ebserh, em todas as regiões do país, os mutirões ofertaram mais de 10 mil procedimentos assistenciais em diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras. Foram mais de 2 mil profissionais envolvidos nos procedimentos, incluindo residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores e demais especialistas em todo o Brasil.
O diretor de Tecnologia da informação da Ebserh, Giliate Coelho, acompanhou a ação realizada em Uberlândia e ressaltou o esforço de todos os envolvidos para oferecer os atendimentos do Dia E. “Tem centenas de trabalhadores atuando neste mutirão, atendendo pessoas que estão há meses, anos, esperando por uma cirurgia ou um exame e agora estão tendo seu problema resolvido. É um clima de união por uma saúde e um SUS que esteja à altura do nosso povo”, avaliou o diretor.
Após uma visita às instalações com os convidados, o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, agradeceu às equipes e lembrou da nova estrutura que o prédio recém-inaugurado oferece. “As nossas instalações são para servir a população. Nós não podemos esquecer que esse é um hospital 100% SUS”, enfatizou.
Ainda estiveram presentes o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, o deputado federal Weliton Prado, deputados estaduais, vereadores e outras autoridades.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh