Galeria de Imagens
ATENDIMENTO
Huap-UFF promove mutirões e beneficia pacientes do SUS via Programa Agora Tem Especialistas
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nos dias 16 e 17 de janeiro, mutirões por meio do Programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa ampliou, em dois dias, a oferta de atendimentos e exames especializados, contribuindo para reduzir o tempo de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e dar mais agilidade à continuidade do cuidado.
Ao longo dos dois dias, foram realizadas 10 consultas, 114 exames e 19 procedimentos cirúrgicos, além de quimioterapias. “Nós organizamos a oferta de especialidades cirúrgicas, especialidades clínicas e exames complementares. Ofertamos cirurgia geral, neurocirurgia, ginecologia, urologia, proctologia e pediatria. Além disso, exames de ultrassonografia, tomografia, ressonância e PAAF”, explicou Andrea Jorge, chefe interina da Divisão de Gestão do Cuidado do Huap-UFF.
Segundo Andrea, a organização do mutirão também considerou demandas assistenciais prioritárias, com atenção a pacientes com doenças oncológicas, por se tratar de agravos prevalentes no país. Além dos atendimentos ambulatoriais em oncologia, a ação incluiu exames e procedimentos considerados decisivos para o controle e o acompanhamento clínico de pacientes que enfrentam dificuldade de acesso no fluxo cotidiano.
Entre os exemplos citados pela chefe interina, estão exames doppler de membros superiores para pacientes que necessitam de avaliação relacionada a fístulas arteriovenosas, além de uma força-tarefa para acelerar a emissão de resultados. Andrea destacou que o mutirão de laudos foi planejado para disponibilizar informações com mais rapidez e, assim, apoiar a definição de condutas e a continuidade do tratamento.
“O esperado é que esse mutirão possa reduzir filas de espera para exames, principalmente, trazendo rapidez e velocidade no diagnóstico. E assim colocar o paciente em rota de cuidado precocemente, de acordo com a doença dele”, afirmou Aurea Grippa, Gerente de Atenção à Saúde do Huap-UFF.
De acordo com Aurea, além do impacto assistencial, ações desse tipo também fortalecem a formação em serviço, por ampliarem a vivência prática em um hospital universitário. Ela ressaltou que, nesses momentos, há participação intensa de estudantes, residentes e do corpo clínico, com contato ampliado com exames, consultas e cirurgias.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh