Notícias
Tratamento
Hospital universitário federal da Rede Ebserh/MEC em Salvador disponibiliza 30 leitos para pacientes em recuperação de sequelas da Covid-19
Dentre os pacientes estão idosos ou pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, edema pulmonar, insuficiência renal, pneumonias, sepses, dentre outras
Salvador (BA) - O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos, vinculado à Rede Ebserh/MEC(Hupes-UFBA/Ebserh/MEC) disponibilizou 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados a receber pacientes que tiveram a Covid-19, e que, mesmo cessada a fase contagiosa, precisam permanecer internados para o tratamento de comorbidades, quando duas ou mais doenças são associadas. Esses pacientes serão transferidos para o hospital da Rede Ebserh/MEC, que assim contribui para desafogar a rede hospitalar de referência para pacientes com Covid-19.
Muitos dos pacientes que se internam são idosos, com uma ou mais comorbidades, a exemplo de insuficiência cardíaca congestiva, edema pulmonar, insuficiência renal, pneumonias, sepses, dentre outras, que impõem a necessidade de permanecer internados em unidades hospitalares e que terão, portanto, uma melhor condição assistencial no hospital universitário federal.
Pacientes regulados para o Hupes por outros problemas de saúde que, no decorrer de seu internamento, venham a testar positivo para Covid, serão transferidos para as unidades de referência por Covid do estado, abrindo assim novas vagas para outros pacientes com o perfil de comorbidades.
O superintendente do Hupes, Antônio Carlos Lemos, ressaltou a importância do acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, que possibilitou a disponibilização dos leitos. “Isso permite que o hospital mantenha as condições de segurança para os trabalhadores, professores, estudantes e usuários do SUS, ao tempo que, sem dúvida, trará uma redução da morbi-mortalidade de pacientes na fase pós-covid”.
Sobre a Ebserh
O Hupes faz parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do Hupes-UFBA/Ebserh/MEC