Galeria de Imagens
RIO DE JANEIRO
Hospital Universitário dos Servidores do Estado integra 155 novos trabalhadores da Ebserh
Rio de Janeiro (RJ) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou, nesta quarta-feira (4), a integração dos novos colaboradores do Hospital Universitário dos Servidores do Estado (HUSE), vinculado à estatal. A instituição é resultado da fusão do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O Contrato de Gestão Especial foi assinado no fim do ano passado.
“A chegada de 155 novos trabalhadores e trabalhadoras é um momento muito importante pois consolida o processo de integração de dois grandes hospitais universitários. Agora, o principal enfoque é aprimorar e aumentar as capacidades de cuidado. Assim, a Ebserh cumpre sua tarefa junto aos ministérios da Educação e da Saúde de garantir ainda mais cuidado ao povo do Rio de Janeiro”, afirmou o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi.
De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Viana, o momento marca não somente o início da recomposição do corpo profissional, mas também o início de um novo capítulo na instituição. “No decorrer dos seus 79 anos, o Hospital dos Servidores sempre foi uma referência para a assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação. O processo de fusão desses hospitais e ascensão do HUSE à gestão pela Ebserh não é apenas administrativo, mas uma construção coletiva, tendo pessoas como protagonistas desta nova etapa”, completou Luciana.
Histórico
A formação do HUSE foi um processo iniciado em novembro de 2024, no âmbito do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, visando fortalecer os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Desta forma, o HFSE e o HUGG passaram a formar um único complexo hospitalar universitário, administrado pela Ebserh, com foco na reorganização dos fluxos assistenciais, no fortalecimento do ensino e da pesquisa, bem como na ampliação da capacidade de atendimento. O Contrato de Gestão Especial formalizou a continuidade dos estudos realizados ao longo de 2025, que avaliaram infraestrutura, força de trabalho, equipamentos e impacto nos serviços.
O HFSE, referência de média e alta complexidade, e o HUGG, administrado pela Ebserh desde 2015, passam a compartilhar planejamento, execução e expansão dos serviços. O complexo hospitalar contacom unidades clínicas, cirúrgicas, pediátricas, obstétricas e UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal.
A estrutura inclui 16 salas cirúrgicas, 170 consultórios e serviços ampliados em Pediatria, Maternidade, Oncologia, Transplantes, Oftalmologia e Terapia Renal Substitutiva. A formação em saúde será fortalecida com mais vagas de residência médica e multiprofissional, integradas ao processo formativo da Unirio e da Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh