Notícias
FIBROCURITIBA 2016
Hospital de Clínicas da UFPR oferece grupo de apoio a pacientes com Fibromialgia
Curitiba (PR) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) realiza periodicamente reuniões do grupo de apoio a pacientes com Fibromialgia. O evento é gratuito e aberto a pacientes do HC e de outras instituições, assim como, a toda a população que tenha interesse no assunto. No último sábado, 16, houve um novo encontro com esclarecimentos de dúvidas, exercícios específicos e uma palestra com o tema: "Sono na Fibromialgia - Por que durmo tão mal?".
“O grupo visa fazer reuniões para pacientes que conversam entre si e com especialistas, de uma maneira informal, porém produtiva, sobre seus problemas, dúvidas e apreensões”, relata o médico reumatologista do CHC e professor da UFPR, Eduardo Paiva, que há 12 anos iniciou uma série de eventos sobre a Fibromialgia, denominado Fibrocuritiba.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma condição conhecida há muito tempo, mas só recentemente uma atenção maior tem sido dedicada e este tipo de problema. Os pacientes demoram a receber o seu diagnóstico, submetem-se a muitos exames desnecessários e atrasam com o início do tratamento adequado. “Mesmo após o diagnóstico correto, o caminho da pessoa com fibromialgia é cheio de percalços. Dúvidas e dificuldades aparecem todos os dias”, afirma Eduardo Paiva.
Dores fortes pelo corpo, por períodos prolongados e que não passam, mesmo com remédios, cansaço por muito tempo e sono que não recupera a energia podem ser sintomas da doença. Para reconhecer a fibromialgia, devem ser realizados exames clínicos e físicos e analisar o histórico familiar do paciente. Apesar de não haver cura, há tratamento que pode ser realizado por meio de atividades físicas ou medicamentoso, melhorando a qualidade de vida.
Com informações do CHC