Notícias

Tecnologia

Hospital da Rede Ebserh/MEC em Belo Horizonte moderniza o seu parque de computadores

As novas máquinas são mais modernas e compactas, sendo que 49 delas são de alta performance
Publicado em 22/11/2021 17h46
22112021 parque computadores hc-ufmg

Os novos computadores irão ajudar a acelerar os processos do hospital

Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh/MEC (HC-UFMG/Ebserh/MEC), já instalou, no mês de novembro, cerca de 900 novas máquinas em todo o seu complexo. São computadores, monitores e notebooks de alta performance que tornarão mais ágil e eficiente o processamento de dados da filial.

Recentemente, a Ebserh investiu mais de R$ 4 milhões na aquisição de 1245 computadores. As novas máquinas são mais modernas e compactas, sendo que 49 delas são de alta performance, ideal para softwares gráficos como os de tratamento de imagem, de engenharia civil e elétrica. O investimento vai render, além de maior agilidade nos processos e atendimentos, a maximização do uso do espaço e maior eficiência energética.

Segundo Aguinaldo de Matos Fonseca, chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do hospital, o ‘Guia de Boas Práticas, Orientações e Vedações para Contratação de Ativos de TIC’, da Secretaria de Tecnologia da Informação, ligada ao Ministério do Planejamento, orienta a substituição parcial do parque a cada ano.  

A troca dos computadores teve início em março deste ano e deve ser concluída em janeiro de 2022. Nas áreas administrativas, além de novas máquinas, monitores extras foram instalados para dar celeridade aos processos, especialmente nos setores onde os profissionais necessitam trabalhar com dois sistemas ao mesmo tempo.

Inclusão Digital

A modernização do parque de computadores do HC-UFMG irá contribuir com a inclusão digital de alunos carentes da UFMG atendidos pela Fundação Mendes Pimentel. Segundo explicou Fonseca, a equipe está realizando a seleção das melhores máquinas que não serão mais utilizadas no hospital. Após o trabalho de saneamento dos dados, as máquinas serão transferidas para a Universidade para serem preparadas e repassadas à Fundação Mendes Pimentel. Mais de 300 máquinas de boa qualidade devem ser transferidas.

Melhorias

Em razão da pandemia, que impulsionou o trabalho remoto e as reuniões online, o HC disponibilizou o acesso remoto para trabalhadores em home office e gestantes. Além disso, para o melhor funcionamento das atividades remotas, adquiriu novas câmeras e headphones.

“Desde 2017, o Setor de Gestão da Informação e Informática realiza grandes investimentos na melhoria da infraestrutura de TI da instituição. Implementamos o container datacenter, adquirimos e substituímos todo o parque de servidores, e ampliamos a capacidade de armazenamento de dados em 130 terabytes”, disse Fonseca.

Sobre a Rede Ebserh

O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

Com informações do HC-UFMG/Ebserh/MEC