Notícias
HUPES-UFBA
Hospital da Ebserh em Salvador (BA) inicia obra de infraestrutura, requalificação do telhado e renovação de fachadas
A reforma também contribui para a preservação do patrimônio do Hupe-UFBA.
Salvador (BA) – O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou as obras do projeto de reforma das envoltórias e requalificação do telhado. A infraestrutura do hospital será modernizada, fachadas e coberturas serão renovadas, melhorando a estética e funcionalidade dos espaços, beneficiando profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos no Hupes. O valor total da contratação da obra é de cerca de R$ 13 milhões, com recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.
O prazo para conclusão da obra é de 540 dias corridos, com término previsto para meados de 2026, considerando o início das obras neste mês janeiro de 2025. O cronograma físico-financeiro, conforme apresentado pela empresa contratada, será seguido rigorosamente para garantir o cumprimento das etapas da obra.
A obra abrange, de modo geral, os seguintes serviços: demolições e remoções necessárias, respeitando as normas de segurança e preservação; recuperação estrutural, de acordo com o projeto específico e memorial descritivo; substituição de revestimentos danificados e aplicação de novos acabamentos; instalação de granito polido nos peitoris das janelas e pingadeiras pré-moldadas em concreto; impermeabilização das coberturas; instalação de esquadrias novas, incluindo portas e janelas; e instalação de linhas de vida, pontos de ancoragem e guarda-corpo, garantindo segurança em futuros trabalhos em altura.
“É uma alegria imensa para todos nós, vivenciarmos esse momento tão esperado por toda a comunidade do Hupes”, frisou o gerente Administrativo do hospital, Rodrigo Machado Santos. Ele destacou que a reforma das envoltórias e coberturas é uma demanda extremamente importante e vai consolidar, mais ainda, o novo momento vivido por essa unidade hospitalar. “Graças aos recursos do PAC estamos conseguindo executar intervenções fundamentais para a manutenção dos serviços, referendando ainda mais o quanto o Governo Federal e a Ebserh se preocupam com as estruturas dos hospitais universitários em todo o país”, disse o gerente.
Benefícios para a instituição, profissionais e pacientes
De acordo com Darcio Raimundo Lins dos Santos, chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), a reforma trará benefícios significativos para a instituição, melhorando a segurança estrutural e operacional do hospital. A instalação de linhas de vida e pontos de ancoragem proporcionará um ambiente mais seguro para a realização de trabalhos em altura, evitando acidentes durante manutenções futuras.
Segundo Darcio Santos, para os profissionais dessa unidade hospitalar, o ambiente de trabalho será mais seguro, confortável e eficiente, o que também impacta diretamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes. A reforma também contribui para a preservação do patrimônio do Hupes, aumentando a longevidade da estrutura e garantindo sua sustentabilidade.
Os pacientes terão um ambiente mais acolhedor e seguro, refletindo no atendimento de qualidade e na satisfação com os serviços prestados pelo hospital. “A renovação do Hupes reforça o compromisso com a saúde pública e a excelência no atendimento à população”, concluiu o chefe da DLIH.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh